Não é novidade que os cães são grandes companheiros dos seres humanos. O vínculo desses animais com os humanos também não é novo, até porque, segundo estudos, as pessoas têm o costume de domesticar cachorros há cerca de, pelo menos, 23 mil anos.

Essa prática teve início no norte da Sibéria, onde grupos de pessoas e lobos domesticados sobreviveram durante o período conhecido na história como o Último Máximo Glacial. Isso foi quando grandes calotas de gelo se formaram e o nível de temperatura da Terra baixou consideravelmente.

Com o passar do tempo, domesticar cães se tornou cada vez mais comum, o que antes era uma questão de sobrevivência dos humanos, nos dias atuais, a realidade desses animais é diferente da anterior.

Na sociedade atual, os cachorros podem possuir diversas funções: companhia no dia a dia, auxílio a pessoas com deficiência visual, participação em sessões de terapia, frequência em asilos, realização de resgates e  até a detecção de narcóticos, explosivos e, acredite, de algumas doenças nos próprios humanos. Com o progresso, muitos locais específicos para o os animais foram criados, como hospitais, parques, hotéis, lojas, pet shops e creches, bem como muitas pessoas também se especializaram em cuidados e tratamentos voltados a eles.

Em Curitiba, o espaço pet EcoCão, o primeiro pet shop com conceito sustentável da cidade, oferece algumas dicas para auxiliar os tutores de pets nas férias do final do ano, como em relação à hospedagem.

“Se o seu pet ficar bem e seguro, você terá tranquilidade para curtir as suas férias”, comentou Patrícia Sprada Barbosa, CEO do EcoCão Espaço Pet.

Algumas soluções podem ser pensadas nessa hora, como os hotéis para animais, as hospedagens familiares por pessoas cadastradas em algum programa tipo Dog Hero e/ou pessoas que vão na casa do próprio pet para dar comida, água e passear enquanto os tutores não estiverem, que são os Pet Sitters.

Mas, como acertar nessa escolha? Com essa diversidade de opções, muitos tutores ficam em dúvida de como escolher a melhor possibilidade. Pensando nisso, a CEO do EcoCão dá algumas sugestões que podem servir como um caminho para encontrar aquela que trará mais benefícios tanto para o animal, quanto para o próprio tutor.

– Consulte as indicações e experiências de amigos e familiares;

– Conheça pessoalmente o local/pessoa indicado, leve o animal junto, de preferência;

– Observe o comportamento do seu pet em cada lugar e como ele é tratado em casa visita;

– Pergunte sobre o envio de fotos e informações durante a hospedagem;

– Questione sobre o que deve ser levado para que o pet se sinta confortável;

– Em caso de algum acontecimento inesperado, pergunte quais são os procedimentos;

– Faça todas as perguntas que gostaria até que o conjunto de respostas lhe transmita maior confiança;

– Considere para a escolha o comportamento do seu pet;

– Quando escolher o lugar/pessoa, faça uma adaptação gradativa. Combine de deixar 1h em um dia, no outro deixa 2h, outro dia você leva à noite e busca pela manhã. Repita esse procedimento até que você sinta que seu pet está preparado e entenda que você voltará buscá-lo.

Quando chegar o dia da hospedagem, é importante ter em mente:

– Não esquecer da ração, potes que seu pet usa para comer e beber água, cama, brinquedos que seu animal gosta.

– Se ele tomar algum medicamento, leve-o junto com a prescrição veterinária;

– Deixar uma peça de roupa sua com seu cheiro para que seu pet sinta sua proximidade.

Durante a viagem, você pode pedir informações, fotos e vídeos a qualquer momento, para que você veja que ele está bem e confortável. Mas, e na retirada? Quando for buscar seu companheiro, preste atenção no comportamento e nos sinais que ele te dá, afinal, você poderá ou não, optar por repetir essa experiência em algum outro momento.

Serviço: Ecocão Espaço Pet

O primeiro petshop com conceito sustentável de Curitiba

Banho e Tosa, Day Care e Consultório Veterinário

Rua Saldanha Marinho nº 1930 – Bigorrilho

Fone/Whatspp: (41) 99668-1930

Horário: das 8h30 às 18h30

Patricia Sprada Barbosa – CEO do EcoCão Espaço Pet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.