Vacina contra dengue é eficaz para os quatro sorotipos do vírus

Disponível em clínicas particulares do Paraná, novo imunizante deve demorar um ano e meio para chegar ao SUS, diz professor de Farmácia e Biomedicina do UniCuritiba

A vacina QDenga – desenvolvida pela empresa japonesa Takeda Pharma e aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) – já está disponível na rede privada de saúde do Paraná.

As clínicas oferecem o imunizante desde o início do mês, em esquema de duas doses com intervalo de três meses entre as aplicações. O custo aproximado é de R$ 600 a dose.

Professor dos cursos de Farmácia e Biomedicina do UniCuritiba (instituição que integra a Ânima Educação, um dos maiores ecossistemas de ensino superior privado do país), Hemerson Bertassoni Alves explica que a QDenga é eficaz para os quatro diferentes sorotipos do vírus causador da dengue.

“Diferentemente da vacina que já está disponível no SUS e é indicada somente para pacientes que tiveram dengue, esse novo imunizante pode ser aplicado em quem ainda não teve a doença, na faixa etária entre 4 anos e 60 anos. A única questão é que, por enquanto, é oferecida apenas na rede privada. A expectativa é que demore mais um ano e meio para ser incorporada ao esquema vacinal do SUS”, informa.

Segundo Hemerson, a vacina está aprovada pelo Ministério da Saúde, mas a oferta no sistema público depende de trâmites de importação de um lote inicial, de tratativas para que a Bio-manguinhos e a Fiocruz possam produzir a vacina no Brasil e de um posicionamento da Organização Mundial da Saúde, que deve ser divulgado em setembro.

Estudo clínico

Produzida com tecnologia de vetor viral do Vírus Den-2 atenuado, a QDenga é uma vacina com eficácia média de 80,2% contra os quatro sorotipos do vírus.
O professor do UniCuritiba explica que o percentual foi obtido a partir da comparação dos resultados dos participantes que receberam a vacina e dos que receberam placebo.

“O estudo clínico contabilizou todos os casos de dengue identificados, seja em indivíduos soropositivos ou soronegativos, e apresentou bons resultados.”

Na avaliação do farmacêutico-bioquímico Hemerson Alves, o investimento na vacina vale a pena, já que a dengue pode evoluir para casos graves. No Paraná, entre os dias 27 de junho e 4 de julho foram registrados 5.140 novos casos de dengue. De acordo com o Informe Epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde, são mais de 113 mil casos da doença confirmado e 96 óbitos desde 31 de julho de 2022.

Contraindicação

A QDenga pode ser aplicada em crianças acima de 4 anos, adolescentes e idosos, mas existem contraindicações. O professor do UniCuritiba ensina que o imunizante é contraindicado para pessoas com hipersensibilidade ao princípio ativo ou a qualquer componente da fórmula; pessoas que tenham apresentado reação à primeira dose da vacina; indivíduos com imunodeficiência congênita ou adquirida, inclusive aqueles que estão fazendo quimioterapia ou tratamento com altas doses de corticosteroides; pessoas com infecção por HIV sintomáticas ou assintomáticas com evidência de função imunológica comprometida; grávidas e lactantes (mulheres amamentando).

Sobre o UniCuritiba

Com mais de 70 anos de tradição e excelência, o UniCuritiba é uma instituição de referência para os paranaenses e reconhecido pelo MEC como uma das melhores instituições de ensino superior de Curitiba (PR). Destaca-se por ter um dos melhores cursos de Direito do país, com selo de qualidade OAB Recomenda em todas as suas edições, além de ser referência na área de Relações Internacionais.

Integrante do maior e mais inovador ecossistema de qualidade do Brasil, o Ecossistema Ânima, o UniCuritiba conta com mais de 40 opções de cursos de graduação em todas as áreas do conhecimento, além de cursos de pós-graduação, mestrado e doutorado.

Possui uma estrutura completa e diferenciada, com mais de 60 laboratórios e professores mestres e doutores com vivência prática e longa experiência profissional. O UniCuritiba tem seu ensino focado na conexão com o mundo do trabalho e com as práticas mais atuais das profissões, estimulando o networking e as vivências multidisciplinares.

By Mirella Pasqual

Sou jornalista formada pela Universidade Positivo. Sou mãe do Benício e de três vira-latas, o Raj, o Thor e a Mia. Minha coluna fala sobre moda, empreendedorismo e saúde! Sejam muito bem-vindos 😊

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *