Unimed Laboratório reforma Megaunidade e investe em inovação

Objetivo é atender mais pessoas com a segurança e a rapidez que nos acostumamos durante a pandemia. Novidade vai unir o espaço físico com funcionalidades tecnológicas

A Megaunidade da Unimed Laboratório (Av. Iguaçu, 1815), no bairro Água Verde, está passando por uma reformulação e a palavra inovação é o mote de toda a obra que está prevista para ser entregue no primeiro semestre de 2022. Quem já esteve no local deve ter notado a movimentação, porém a reforma acontece enquanto o laboratório continua seus atendimentos normalmente e não interfere na fluidez dos serviços disponibilizados para cooperados, beneficiários e particulares que precisam de análises clínicas.

Famosa por já ter um atendimento diferenciado que passa pelo conforto, atendimento humanizado e diferenciado, além do café especial para o desjejum com pão de queijo e outros alimentos inclusivos (glúten free), agora a principal mudança para os pacientes acontecerá na parte principal do laboratório: os boxes de coleta. Atentos ao comportamento de grande parte dos pacientes que, ao realizar seus exames, almeja rapidez no atendimento e está sempre de olho no smartphone, a Unimed Laboratório optou por diminuir o tamanho – e a necessidade – da primeira etapa nas mesas de identificação. Para isso contará com a ajuda valiosa de um novo layout e de ferramentas digitais como site, totem, mesas digitais e aplicativos.

“O espaço físico será alterado com a mudança no tamanho destinado às salas de coletas. Sendo assim, vamos dobrar os boxes de coleta de 15 para 30. Isso será possível pela possibilidade de, tanto pelo site como pelo aplicativo, agendar previamente e até mesmo já pegar a senha de atendimento. Pensamos em um sistema parecido com o das companhias aéreas, com uma espécie de check-in antecipado. Isso deve agilizar o processo e atender os pacientes para que não percam o que têm de mais valioso: seu tempo, e criar um ambiente que melhore a jornada de atendimento. E, além disso, continuaremos o atendimento no local como acontece hoje, afinal a inclusão digital está em processo e queremos estar ao alcance de todos, sem criar dificuldades para ninguém”, explica Milton Zymberg, superintendente da Unimed Laboratório.

Público especial – Seguindo a experiência da Unimed Curitiba com a Acoolher, clínica para atendimento de crianças com autismo e outras condições neurológicas, a Unimed Laboratório traz para sua Megaunidade uma nova área exclusiva para atendimento desse público tão especial. O objetivo dessa novidade, segundo o superintendente, é proporcionar um espaço com protocolos próprios de cuidado e acolhimento, planejado para atender crianças e pais com estímulos sensoriais e ferramentas adequadas, a fim de tornar a rotina de exames mais tranquila. O projeto reforça o protagonismo e pioneirismo da Unimed Curitiba e tem o apoio do Núcleo de Acolhimento Pediátrico de Terapias Especiais (NATPE) da cooperativa.

Tendências e necessidades – A reforma da Megaunidade atinge apenas o andar térreo e não interfere nas atividades da UniGenne, setor de exames genéticos. Mas serão alterados vestiários, copa e área de descompressão, atendendo as reivindicações da equipe que continua sendo linha de frente enquanto a pandemia da COVID-19 persistir entre nós. Será um ambiente de trabalho ainda mais confortável e que reflete o jeito de cuidar da cooperativa. O espaço da equipe de gestão também deve mudar de lugar, bem como o Atendimento Expresso e o café que atende o público e será ampliado. Cada novidade foi pensada para acompanhar a evolução tecnológica, trazer uma melhor experiência e melhorar a jornada do paciente, alinhando ainda mais a Unimed Laboratório ao que se estabeleceu durante a pandemia.

Milton Zymberg comenta que “o distanciamento social fez com que todo o serviço de saúde tivesse que, continuamente, se reorganizar para oferecer atendimento e respostas mais rápidas à sociedade, bem como atender uma crescente demanda de apoio tanto ao que é novo quanto à manutenção da rotina de exames. O paciente passou a ficar menos tempo na unidade, diminuiu contato físico, e mesmo com certa flexibilização muitas pessoas seguem buscando essa forma de atendimento. É um legado que fica e que nos ensina sobre a importância de se adaptar”.

Tais medidas são uma inovação no segmento laboratorial, pois colocam a tecnologia como protagonista. A Unimed Laboratório já tem a experiência de um cartão virtual que, comprovadamente, agiliza o processo pois na hora de ser atendido é só mostrá-lo no celular para ter acesso a todos os benefícios. Desde 2017 ela disponibiliza o Cartão Pop e com ele é possível realizar exames laboratoriais em caráter particular com uma tabela de preços especial em todas as unidades da Unimed Laboratório em Curitiba e Região Metropolitana. A solicitação é feita por meio de um cadastro online feito no site www.unimedlab.com.br e, no ato, o cartão é gerado e enviado por e-mail. E, em breve, estará com novo aplicativo para ampliar as experiências digitais.

By Mirella Pasqual

Sou jornalista formada pela Universidade Positivo. Tenho quatro filhos, o Benício e três vira-latas, a Aika, o Raj e o Thor. Minha coluna fala sobre moda, empreendedorismo e saúde! Sejam muito bem-vindos 😊

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.