UniCuritiba sedia Conferência Municipal de Segurança Alimentar

Evento aberto à comunidade será realizado nos dias 14 e 15 de julho, com palestras, debates e coleta de alimentos não-perecíveis

Os reflexos da pandemia de Covid-19 ainda são visíveis no Brasil. A escalada no número de brasileiros que convivem com a fome é um deles. No final de 2020, 19,1 milhões de brasileiros enfrentavam a insegurança alimentar. No ano passado eram 33,1 milhões sem ter o que comer.

Os dados do Inquérito Nacional sobre Insegurança Alimentar no Contexto da Pandemia de Covid-19 expõem um dos problemas em debate na 4ª Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de Curitiba – Comsan. O evento será realizado nos dias 14 e 15 de julho, no UniCuritiba – instituição que integra a Ânima Educação. A iniciativa é do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de Curitiba.

Além de palestras, debates e eleição dos delegados para a Conferência Regional, um posto de coleta de alimentos não-perecíveis foi montado no UniCuritiba (rua Chile, 1.678, bairro Rebouças). De hoje até sábado, a comunidade poderá fazer doações que serão revertidas a entidades assistenciais, associações, institutos e fundações sem fins lucrativos cadastrados no Banco de Alimentos de Curitiba.

No Brasil, mais da metade da população vive com algum grau de insegurança alimentar, sem ter acesso regular e permanente a alimentos. No Paraná, 46,5% das pessoas enfrentam a mesma situação de incerteza em relação à próxima refeição, com dificuldades para garantir a qualidade alimentar ou a quantidade suficiente de alimentos. Para 8% dos paranaenses, a insegurança alimentar é grave.

Programação

Com foco na erradicação da fome e na garantia de direitos como comida de verdade, democracia e equidade, a 4ª Comsan começa no dia 14 de julho, às 19 horas, com o credenciamento dos participantes e palestra. No dia 15/07, as atividades começam às 8 horas, com credenciamento, e se estendem durante todo o dia, com debates, elaboração de propostas e plenárias. Às 16h ocorre a eleição dos delegados e escolha das propostas que serão levadas à Conferência Regional.

De acordo com a nutricionista Nathalie Alves do Santos, da Secretaria Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional da Prefeitura de Curitiba, as conferências municipais são a primeira etapa e antecedem as conferências regional, estadual e nacional. “Curitiba tem seis vagas de delegados para a etapa regional, sendo quatro deles representantes da sociedade civil e dois representantes governamentais.”

A coordenadora da área de Saúde do UniCuritiba e professora do curso de Nutrição, Maria Fernanda Koch Temporal, ressalta a importância do evento. “Precisamos buscar caminhos para erradicar a fome e garantir que toda a população tenha acesso à alimentação de qualidade. A Comsan é um evento focado nisso e está aberto à comunidade interessada em discutir o tema”, informa a nutricionista, representante do UniCuritiba no evento.

Segurança alimentar e nutricional

Acabar com a fome no Brasil é um desafio e na avaliação da nutricionista Nathalie Alves do Santos, envolve esforço e ações intersetoriais e transversais, principalmente nas áreas da saúde, educação, assistência social, agricultura e meio ambiente. “Em um país com tamanha desigualdade social existem muitos entraves que precisam ser superados, principalmente com políticas públicas efetivas”, avalia.

O acesso regular e permanente a alimentos de qualidade e em quantidade suficiente é um direito de todos, reforça a nutricionista. “A alimentação precisa ser garantida sem comprometer o acesso a outras necessidades essenciais, tendo como base práticas alimentares promotoras de saúde, que respeitem a diversidade cultural e que sejam social, econômica e ambientalmente sustentáveis.”

Serviço:

O quê: 4ª Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de Curitiba – Comsan.

Quando: 14/07 (sexta-feira), das 19h às 22h e 15/07 (sábado), das 8h às 17h.

Onde: UniCuritiba – rua Chile, 1.678, bairro Rebouças.

Quem: evento aberto à comunidade mediante credenciamento no local.

Como participar: assistindo aos debates ou doando alimentos não perecíveis que serão doados a entidades assistenciais, associações, institutos e fundações sem fins lucrativos cadastrados no Banco de Alimentos de Curitiba. 

Sobre o UniCuritiba

Com mais de 70 anos de tradição e excelência, o UniCuritiba é uma instituição de referência para os paranaenses e reconhecido pelo MEC como uma das melhores instituições de ensino superior de Curitiba (PR). Destaca-se por ter um dos melhores cursos de Direito do país, com selo de qualidade OAB Recomenda em todas as suas edições, além de ser referência na área de Relações Internacionais.

Integrante do maior e mais inovador ecossistema de qualidade do Brasil, o Ecossistema Ânima, o UniCuritiba conta com mais de 40 opções de cursos de graduação em todas as áreas do conhecimento, além de cursos de pós-graduação, mestrado e doutorado.

Possui uma estrutura completa e diferenciada, com mais de 60 laboratórios e professores mestres e doutores com vivência prática e longa experiência profissional. O UniCuritiba tem seu ensino focado na conexão com o mundo do trabalho e com as práticas mais atuais das profissões, estimulando o networking e as vivências multidisciplinares.

By Mirella Pasqual

Sou jornalista formada pela Universidade Positivo. Sou mãe do Benício e de três vira-latas, o Raj, o Thor e a Mia. Minha coluna fala sobre moda, empreendedorismo e saúde! Sejam muito bem-vindos 😊

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *