Setor automobilístico teve alta de 8,8% em 2023, aponta Anfavea

Cenário positivo estimula a expansão da Alias Tecnologia, que atua no segmento bancário e de financiamento de veículos em 13 estados brasileiros

O setor de automóveis acelerou em 2023 e alcançou um aumento previsto de 8,9% nas vendas globais de veículos leves em comparação com o ano passado, chegando a quase 86 milhões de unidades. Os dados são da S&P Global Mobility. Para 2024 o mesmo levantamento prevê aumento significativo nas vendas globais e a projeção é de que 88,3 milhões de veículos novos circulem nas ruas, o que representa um aumento de 2,8% em relação ao ano anterior.

O relatório atribui os ganhos contínuos à normalização das cadeias de suprimentos. Além disso, os esforços de reabastecimento de estoque continuam a impulsionar a demanda.

No Brasil, a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) também registrou saldo positivo em 2023, com a soma de 2,29 milhões de emplacamentos: uma alta de 8,8% sobre 2022. Inicialmente, a projeção da entidade era de 6%. Para 2024, a expectativa é que as vendas cheguem a 2,450 milhões de autoveículos, que representam aumento de 7% em relação à 2023. Na divisão por grandes segmentos, a estimativa é de alta de 6,6% para automóveis e comerciais leves e de 14,1% para veículos pesados.

A diminuição gradativa da taxa de juros é mais um fator que favorece o segmento automotivo por conta dos financiamentos no Brasil. Em 2023, o Comitê de Política Monetária (Copom) baixou a taxa Selic em 0,5% em três vezes consecutivas e a estimativa é que as mesmas reduções sigam no próximo ano, até que a taxa alcance a casa dos 9% no mês de dezembro.

Marcelo Ciscato, CEO da Alias, empresa de tecnologia fornecedora de soluções para empresas públicas e privadas que atuam no segmento bancário e de financiamento de veículos, enxerga o cenário como positivo. “Nosso objetivo, em 2024, é continuar nosso projeto de expansão e levar para outros estados nossas soluções. Hoje, estamos presentes em 13 estados brasileiros”.

O principal produto da Alias é o E-Registro, que efetua a gestão, arquivamento e automação do registro de contratos de financiamento de veículos com alienação fiduciária, por meio de um processo on-line. “Na prática, nosso sistema reduz a burocracia do processo e torna o registro de contratos de financiamento mais rápido e seguro para as instituições credoras e órgãos públicos, como os Detrans, e revendedores de veículos. Para se ter uma ideia, o cliente pode sair da concessionária com toda a documentação pronta”, relata Ciscato.

O E-Registro atende 293 instituições financeiras e cooperativas de crédito de grande, médio e pequeno porte do Brasil.

By Mirella Pasqual

Sou jornalista formada pela Universidade Positivo. Sou mãe do Benício e de três vira-latas, o Raj, o Thor e a Mia. Minha coluna fala sobre moda, empreendedorismo e saúde! Sejam muito bem-vindos 😊

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *