Saiba como apreciar o sake

Chef Lucas Coelho do Hai Yo se formou como Sake Expert pela Japan Sake Association e fala sobre a tradicional bebida japonesa

Bebida tradicional japonesa, o sake é único e com sabores e aromas individuais. Feito a partir de ingredientes básicos como arroz e água, são vários os tipos de sake, com destaque para:

Honjozo: são sakes com adição de álcool etílico no processo pós fermentação do grão;
Junmai Sake: feito apenas com a fermentação de arroz puro e é ideal para quem está iniciando o consumo de sake de qualidade;
Junmai Ginjo: premium, com polimento refinado, trazendo notas mais frutadas – o álcool não é tão presente no paladar nem no aroma;
Junmai Daiginjo: super premium, o mais leve e delicado entre os sakes e, dependendo do polimento, é capaz de entregar notas de frutas maduras como abacaxi, pêra e etc. (não se percebe o álcool no aroma e nem no paladar).

Pensando sempre na excelência do atendimento, o chef do Hai Yo, Lucas Coelho, se formou, esse ano, como Sake Expert pela Japan Sake Association. “Foi uma imersão gigante dentro do mundo do sake, sua história, processo de seleção do grão, nível de polimento, a estrutura do arroz e entre outras informações. Isso me ajudou na hora de comunicar ao cliente e ter mais segurança em montar uma carta de sakes de qualidade, bem como saber falar sobre cada um deles dentro das propostas de cada rótulo. Hoje, o Hai Yo traz em todos os aspectos uma experiência única, desde o atendimento, serviço de sakes, drinks, gastronomia e vinhos”, pontua o chef.

O sake conquista cada vez mais adeptos e amantes brasileiros e o chef do Hai Yo também fala sobre a harmonização da bebida. “O sake é um produto que parece fácil de harmonizar, mas não é bem assim: geralmente, pensamos que o sake e a comida japonesa combinam 100%, mas isso não é uma verdade absoluta, pois existem vários tipos de sake”.

Um exemplo da necessidade de conhecer os diferentes tipos e suas composições para harmonização é o atum, que é categorizado a partir de três diferenciações (Akami, parte mais simples e magra; Chutorô, parte intermediária, com um pouco de gordura entremeada; e Torô, parte mais nobre, com muita gordura) nas quais a harmonização com o sake deve ser inversamente proporcional. “Com o Akami, servimos um Sake Junmai Daiginjo, o Chutorô, servimos um Junmai Ginjo e o Torô, servimos com o Junmai. Colocar o melhor sake com a melhor parte do peixe não harmoniza bem, na boca, não teremos o sabor do peixe bem definido e nem do sake, pois, fará com que haja uma confusão no paladar e a experiência não seja 100% ao final”, finaliza o chef do Hai Yo.

Hai Yo

Localizado no Grand Mercure Curitiba Rayon, o Hai Yo é reconhecido por diversas premiações, por sua excelência e pela oferta de experiência a partir de uma viagem gastronômica que integra diferentes regiões, entre as quais estão China, Japão, Vietnã e Malásia. Com capacidade para 50 pessoas sentadas, o restaurante funciona de segunda a quinta-feira, das 19h às 23h30. Já na sexta-feira, sábado e feriado, o funcionamento é das 19h até meia noite e meia. Mais informações @haiyo_restaurante e pelo WhatsApp (41) 9 9961-1599.

Sobre o Grand Mercure Curitiba Rayon

O Grand Mercure Curitiba Rayon está localizado na Rua Visconde de Nácar, 1424, Centro, em Curitiba (PR). São 12.848 metros quadrados de construção, sendo 18 andares com 159 apartamentos. Oferece espaço fitness, sauna, spa e salas de eventos com capacidade para até 200 pessoas. Abriga dois renomados restaurantes: Hai Yo, com gastronomia asiática, e Garbo, de culinária contemporânea brasileira.

Em julho de 2021, o empreendimento passou a ser administrado pela Atrio Hotel Management, sob a bandeira Grand Mercure, se tornando o primeiro hotel upscale de bandeira internacional administrado pela operadora hoteleira no sul do Brasil. Informações e reservas pelo número (41) 3532-0150.

By Mirella Pasqual

Sou jornalista formada pela Universidade Positivo. Sou mãe do Benício e de três vira-latas, o Raj, o Thor e a Mia. Minha coluna fala sobre moda, empreendedorismo e saúde! Sejam muito bem-vindos 😊

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *