O Boticário aborda o fenômeno da intimidade artificial e incentiva a conexão genuína nas relações humanas em sua campanha de Natal

Com filme ao som de I’ll be there, de Jackson 5, marca apresenta “Seja Um Amor Presente” e convida consumidores a observarem o “ser e estar” em situações do cotidiano.Iniciativas da campanha contam com pré-estreia inédita, ações regionalizadas em todo o Brasil e nas redes sociais da marca, além de ativações exclusivas em lojas-conceito.Na era do excesso de estímulos, a presença consciente está cada vez mais rara, e a “Intimidade Artificial” – fenômeno da falta de atenção às relações e aos momentos da rotina, tem implicado diretamente nas conexões humanas e habilidades socioemocionais. Recentemente, em uma palestra do South by Southwest (SXSW), a psicoterapeuta e professora da Universidade de Nova York, Esther Perel, explorou o fenômeno e o impacto das novas tecnologias na saúde mental do ser humano. Entendendo a importância das relações, da conexão e do amor, o Boticário criou a campanha de Natal “Seja Um Amor Presente”, para mostrar que nenhum presente é maior do que estar com quem se ama agora, inspirando e incentivando o diálogo sobre a presença ativa nos vínculos humanos.Com conceito idealizado pela AlmapBBDO, o filme retrata, de forma metafórica, a presença e a ausência nas relações interpessoais, explorando os diversos estímulos que impactam a percepção e que geram o distanciamento entre pessoas queridas – a partir de diferentes formatos de relações afetivas, amorosas, familiares e até mesmo profissionais. No decorrer do vídeo, embalado pela trilha de “I’ll Be There”, de Jackson 5, existe a mudança de comportamento dos personagens, que passam a experimentar a presença genuína na rotina. Confira o filme aqui. O lançamento oficial, em TV aberta e em todas as redes do Boticário, acontece na segunda-feira (27), durante o intervalo da novela Terra e Paixão, veiculada na rede Globo. A estratégia de divulgação desenhada com o intuito de gerar conexões mais profundas e integradas à audiência contará com a participação dos personagens Anely (Tatá Werneck) e Cristian (Felipe Melquiades), em uma cena especial que converge a campanha e a trama.Segundo Bruna Buás, diretora de Comunicação do Boticário, o sentimento de ausência, mesmo estando fisicamente presente, é uma das grandes tensões da sociedade atual. E, nesse contexto, o Natal tem o poder de gerar reflexão sobre o tema e promover mudanças. “Há quem diga que espera o ano inteiro pela nossa campanha de Natal. A gente entende a responsabilidade que existe em representarmos uma das maiores varejistas do país. Para honrar toda árvore no Brasil com uma sacolinha do Boticário para presentear alguém querido, buscamos sempre um tom muito emocional para gerar identificação e conversa na maior data do nosso calendário. Entendemos que somos agentes não apenas da conscientização, mas também do debate e da mudança de comportamento. Por isso, escolhemos provocar uma reflexão sobre como o melhor presente que podemos dar a alguém neste Natal é estarmos ali, no momento, com a mente e o coração, sem distrações, sem divisão de atenção e criando boas memórias”, propõe a executiva.Para os diretores executivos da AlmapBBDO, Rafael Gil e Rodrigo Almeida, a presença ausente tem afetado, cada vez mais, as relações humanas. “Estamos fisicamente próximos, mas emocionalmente distantes. E não existe momento do ano mais apropriado para tocarmos no assunto do que o Natal, a época em que todo mundo quer estar pertinho, de verdade, de quem ama”, comentam.Em amplificação e sustentação do assunto, com uma estratégia de comunicação 360° robusta, o Boticário criou ativações em seus perfis nas redes sociais que provocam o público à reflexão sobre o tema. Em desdobramento regionalizado, as iniciativas cobrem cerca de 20 cidades de todo o Brasil e conectam ao espalhar a mensagem residual do amor presente, com apresentações culturais, rodas gigantes, árvores de Natal, ambientação de ruas e espaços públicos, além de ações volantes.Já nas três lojas-conceito da marca, localizadas em São Paulo e Curitiba, além de diversas experiências exclusivas pensadas para o período, os consumidores também poderão adentrar em toda a magia do Natal, com uma decoração especial desenvolvida com a arte Doodle – gravuras que trazem infinitas possibilidades de padrões e formatos, exaltando as diferenças e imperfeições de histórias, pessoas e situações, assinada pelo artista Mauro Martins.Pré-estreia do Natal BoticárioA campanha 3600, criada e executada pela AlmapBBDO e pela LIVE, vertical de projetos de Live Marketing da agência, contou ainda com evento de lançamento. Numa estreia inédita, um momento especial para convidados tomou o céu da cidade de São Paulo – em frente ao Obelisco do Parque Ibirapuera, no último domingo (26). Um show de 350 drones formou mensagens-chaves da ação em um QR Code – o primeiro projetado dessa forma, direcionando o público para o filme da campanha. Além disso, a noite foi marcada pela participação de um coral, que apresentou as canções “Por Enquanto”, de Cássia Eller, “Tempo Perdido”, da Legião Urbana, além do tema da campanha “I’ll be there”.Ficha Técnica – Natal 2023Anunciante: O BoticárioAgência: AlmapBBDOTítulo: Abduzidos Presidente e CEO: Filipe BartholomeuCCO: Luiz Sanches e PernilDiretores Executivos de Criação: Rafael Gil e Rodrigo AlmeidaCriação (campanha) : Rynaldo Gondim, Aline Fucs, Felipe Paganoti, Igor PontesProdução Audiovisual: Diego Villas Boas, Juliana Henriques e Aline SilvaAtendimento: Camilla Massari, Daniela Teixeira, Andressa Duo, Bruna de Andrade Defelippe, Amanda Lopes Moutinho, Monique Costa, Nataly Barros, Pedro Miranda e Gustavo SouzaPlanejamento: Rita Almeida, Tiago Tateyama, Daniela Ferrari, Samy Martins e João CalasansMídia: Rafaela Alves, Luana Gallizzi, Suellen Kiss, Vitória Soares, Camila Lopes, Patrick Novais, Leticia dos Anjos e Erick RamosArt Buyer: Tereza SettiProdução Executiva: Soraya Amaral – SD (MGMT)Fotógrafo: Gustavo ZylbersztajnStylist: Thiago FerrazBeleza: Patrick GuissoLocação: In LoccoPacks: Big StudiiosIMAGEM:Produtora: ICONOCLASTDireção: Ian RuschelManaging Director: Pity LieutaudProdução Executiva: Alonso Sperb, Ana Monte, Francesco Civita e Henrique DanielettoAssistente de Produção Executiva: Luja CasaroCoordenação de Produção: André Bauer e Marina BlumAssistente de Coordenação de Produção: Carol Latorre, Carolina Loureiro e Vinicius GasparProdução Criativa: Luja CasaroPesquisa Criativa: Guilherme Dellavalle, Lilian Santos, Marcela Bordin, Nathalia Schultz e Priscila Kubo1º Assistente de Direção: Patricia Jaeger2º Assistente de Direção: Fernanda Duarte e Giulia Levy CostaDireção de Fotografia – 1ª Unidade: Maurício Padilha1º Assistente de Câmera – 1ª Unidade: Alessandro Valese2º Assistente de Câmera – 1ª Unidade: Parvati Louize de Caetano AlmeidaVideo Assist – 1ª Unidade: Dario Valese AlonsoGMA: Diego ValenzuelaDrone: Renato Monteiro Passarelli, Luiz Roberto Pereira Albertin e Caio da Silva VianaDireção de Fotografia – 2ª Unidade: Fernando Siqueira Kunrath1º Assistente de Câmera – 2ª Unidade: André de Oliveira Alves2º Assistente de Câmera – 2ª Unidade: Ricardo Angel Lima PineiroVideo Assist – 2ª Unidade: Raquel Balbino Gonçalves de OliveiraEletricista: Denis Magalhães Peres1os Assistentes de Eletricista: Milton dos Santos Júnior e Miguel Gomes Cardoso Júnior2os Assistentes de Eletricista: Cleiton Fernandes, Denis Fabri, Junior Roberto Gonçalves, Ivan Fodor, Rone Soares da Silva, João Ferreira de Oliveira Neto, José Domingos dos Santos, Jefferson Ferreira da Silva e Raimundo Silva de JesusMaquinista: Weber Jose da Silva Cunha1os Assistentes de Maquinista: Rui Mauriti Nunes Araújo, Alexandre Ferreira Barnete e Rodrigo Iamamoto Campos2os Assistentes de Maquinista: Pedro Luís Ferreira de Oliveira, Bruno Pizzo Scatena, Thiago Ferreira de Carvalho Fidalgo, Rodolfo Amaro daSilva, Nevisson Ribeiro Passos, Luis Marcell Dhyonis de Souza Bento e David Junior da SilvaAjudantes de Maquinista: Ademir Fernandes de Barros Filho, William de Jesus Santos Azevedo, Davi Correia Santos e Karolayne Zangirolani SaturninoDireção de Arte: Martino PiccininiAssistência de Direção de Arte: Luisa BurmannProdutor de Arte: Carlos Massuia NetoProdutora de Objetos: Ana Paula Cordeiro BragaAssistente de Objetos: Juliana Chinaglia BonitoContrarregras: Rafael Tortorelli Canal, Júlio César de Miranda e Rodrigo Neves da SilvaProdutora de Figurino: Elizabeth MagalhãesAssistentes de Figurino: Gilson Virginio de Oliveira Junior, Bruno Gustavo Souza Correia, Agatha Barbosa de LimaMaquiadora: Fabiana MizukamiAssistentes de Maquiadora: Victor Ewerton Marques Silva, Elisani da Silva Sousa, Nathalie Moreno Dutra e Sarah Campos de Lima CarvalhoManicure: Miriam Antonia VieiraProdutor de Elenco: Giovanna RouvierAssistentes de Elenco: Gabriel Rouvier, Thiago Santos Dias e Rodrigo Freire RibeiroDireção de Produção: Reinaldo Faria Ancieto JúniorProdutores: Ronder William e Patrícia KojimaAssistente de Produção: Erlon Sousa dos SantosProdutor de Locação: Tatiana Setton VereaAssistente de Locação: Beatriz Piffer, Lucas de Freitas Silva e Luciana Negri de CarvalhoAssistentes de Set: Rodrigo Dias, João Batista da Cruz, Jesse Nunes, Carlos Andre Alves de Jesus, Carlos Rogério da Cunha, Levy Martins, Pedro da Silva Barros Meireles, Marcio Garcia Leal, John Lennon Alexandre da Silva, Adjacir Soares de Oliveira, Alessandro Santos da Silva, Augusto Nascimento Gonçalves, Fabio Carlos da Silva Braga, Gabriel Dornelles da Silva, Gustavo Soares Aranega Neto, Welington James Gitirana, Antônio Rogério Andrade Costa, João Gabriel Soares Maciel, Henrique Ballastreri Marinho, Anderson Ferreira Batista, Jefferson da Silva Ataides Soares e Charles Sorocaba BasilioCoordenação de Pós-produção: Priscila Paduano e Tutu MesquisaAssistência de Coordenação de Produção: Letícia HarumiMontador: Robi BonoldiAssistente de Montagem: Giancarlo NollFinalizador: Georges SakamotoColor: Marla Color Grading e Fernando LuiDireção de Arte/Motion: Lucas CarvalhoAssistentes de Motion Designer: Gabriel Amorim e Vinicius GasparPós-produtora/CGI: Nash VFXSupervisor de CGI: Cirilo BonazziProducer CGI: Flávia GannamAssistente de Ilha/Central: Phillipe CunhaAdvogada: Ellen Mesquita, Monica FigueiredoControladoria: Rafael Neder, Beatriz Soares, Fabiana Baptista, Lucas Pereira, Fabio Oliveira, Everson Martins e Viviane IsabelleÁUDIO:Produtora de som: Raw AudioProdução Musical: Fernando Forni, Ricardo Pinda e Rogerinho PereiraDireção Musical: Hilton RawSound Design e Mixagem: Enrico Maccio e Philip BraunsteinAtendimento: Carol PeternelliCoordenação: Robério BarbosaLocução: Maristane DreshAprovação: Renata Gomide, Marcela De Masi e Bruna Buas Pazos.Sobre O BoticárioO Boticário é uma empresa brasileira de cosméticos e marca primogênita do Grupo Boticário. A marca de beleza mais amada e preferida dos brasileiros* foi inaugurada em 1977, em Curitiba (Paraná), e tem a maior rede franqueada** de Beleza e Bem-estar do Brasil com pontos de venda em 1.650 cidades brasileiras e presença em 15 países. O Boticário conta com um amplo portfólio composto por itens de perfumaria, maquiagem e cuidados pessoais e está presente nos canais de loja, venda direta e e-commerce. Comprometida com as pessoas e o planeta, a marca possui o maior programa de logística reversa em pontos de coleta do Brasil, o Boti Recicla, além de fazer parte do movimento Diversa Beleza – um compromisso com a beleza livre de estereótipos – e não realizar testes em animais.*Kantar, LinkQ On-line, maio de 2022.**Associação Brasileira de Franchising (ABF). Ranking das 50 maiores redes de franquias do Brasil por número de unidades de 2022.

By Mirella Pasqual

Sou jornalista formada pela Universidade Positivo. Sou mãe do Benício e de três vira-latas, o Raj, o Thor e a Mia. Minha coluna fala sobre moda, empreendedorismo e saúde! Sejam muito bem-vindos 😊

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