Neoconsig conquista quatro certificações da norma ISO 

Além de destacar a empresa em seu ramo de atuação, os selos impactam na cultura organizacional e engajam os times a buscar a qualidade em todos os processos

A Neoconsig, especializada na gestão integrada e processamento da informação para o controle de benefícios consignados, conquistou quatro certificações simultaneamente: a ISO 9001 (qualidade), a ISO 27001 (segurança da informação), ISO 37001 (antissuborno) e ISO 37301 (compliance). O selo é uma chancela que comprova a preocupação da empresa com a qualidade, a integridade, a segurança e a credibilidade da empresa junto aos seus clientes e o mercado de consignação.

O significado da sigla ISO em português é Organização Internacional para Padronização. Criada na Suíça, em 1947, o objetivo principal da ISO é aprovar normas internacionais em todos os campos técnicos. No Brasil, a ISO é representada pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). 

As certificações empresariais são uma forma de as empresas diferenciarem seus produtos ou serviços. Os selos são uma maneira de mostrar para o mercado que aquela organização está comprometida em oferecer o melhor em termos de qualidade, sustentabilidade, responsabilidade social, entre outros aspectos. Em alguns setores, as certificações já são uma exigência dos fornecedores, tanto na obtenção de produtos quanto na contratação de serviços, porque elas são uma garantia da qualidade no atendimento aos clientes e, sobretudo, no cumprimento aos requisitos contratuais e legais.

Contudo, as certificações vão muito além do destaque da empresa no setor em que atua e do impacto financeiro para o negócio. Um dos principais atributos dos selos é a mudança na cultura organizacional das companhias. Para conquistar as certificações é necessário envolver todos os colaboradores que acabam se desenvolvendo pessoalmente durante o percurso. 

“A ISO é uma forma de mapear todos os processos e permite que toda a equipe compreenda o que se passa internamente, em cada setor. Por isso, o selo impacta o comprometimento do time e, da porta para fora, são visíveis as melhorias no atendimento aos clientes e parceiros”, diz Juliana Selenko, diretora de RH da Neoconsig. 

Ela destaca que, na Neoconsig, a conquista de quatro selos ao mesmo tempo, num prazo de quatro meses, só foi possível graças ao planejamento e envolvimento de todos os colaboradores. “Na verdade, para nós, não houve uma mudança drástica porque a gente já executava processos exigidos pelas normas. Fizemos apenas um refinamento. Nós conseguimos alcançar quatro selos em tempo recorde porque somos uma empresa madura, com um modelo de gestão robusto e que tem um time que comprou a ideia”, pontua Juliana Selenko. 

Ela acrescenta ainda que as quatro certificações são fruto de um trabalho que já é realizado há muitos anos. “Foi um período intenso para a conclusão de um projeto audacioso, com o objetivo de comprovar para o mercado o que fazemos em termos de compliance, segurança, qualidade e credibilidade. E esse feito só foi possível porque temos um time de quase 100 pessoas que é engajado”, relata Juliana. 

ISO 9001

Atesta que a empresa certificada atende às expectativas dos clientes em conformidade com as leis e normas aplicáveis. É um dos selos mais valorizados do mercado porque comprova o rigor e qualidade dos processos em uma organização. 

ISO 27001

Fornece requisitos para proteger as informações de maneira sistemática e econômica. O selo assegura a integridade, disponibilidade e confidencialidade por meio da adoção de um Sistema de Gerenciamento de Segurança da Informação (SGSI).

ISO 37001

Determina os requisitos e orientação para estabelecer, implementar, manter e aperfeiçoar um sistema de gestão antissuborno. Esse sistema pode ser independente ou integrado a um sistema de gestão. 

ISO 37301

Fornece requisitos e diretrizes para o estabelecimento, desenvolvimento, implementação, avaliação, manutenção e melhorias de um sistema de gestão de compliance. É uma norma mais ampla que a ISO 37001, que diz respeito às políticas antissuborno, porque olha para os riscos de compliance.

Sobre a Neoconsig

A empresa trabalha com a gestão e processamento de benefícios consignáveis. A eficiência da organização é fruto da entrega de soluções integradas e que utilizam a tecnologia de ponta para garantir a segurança das operações relacionadas aos produtos e serviços consignáveis. Por meio do sistema da Neoconsig, é possível realizar a gestão e o controle de margens consignáveis, lançar os descontos em folha de pagamento com rapidez e confiabilidade, gerenciar relatórios e consultar histórico de transações de forma prática, segura e transparente. Desta forma, todos os envolvidos no processo – os empregadores (órgãos públicos e empresas), os empregados (servidores e colaboradores) e as instituições financeiras – têm acesso à informação completa, em tempo real, com agilidade. 

O aplicativo batizado de “Meu Consignado”, é de fácil manuseio e traz autonomia e comodidade para os servidores públicos que utilizam benefícios consignados. Sempre atenta às principais tendências sobre segurança e proteção de dados, a Neoconsig também oferece uma gestão segura, pautada na Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD).

By Mirella Pasqual

Sou jornalista formada pela Universidade Positivo. Sou mãe do Benício e de três vira-latas, o Raj, o Thor e a Mia. Minha coluna fala sobre moda, empreendedorismo e saúde! Sejam muito bem-vindos 😊

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *