Mercado Municipal de Curitiba comemora o Dia do Cacau com aula-show

Matéria-prima de uma paixões nacionais, alunos vão aprender os truques para caprichar no sabor do chocolate caseiro

No próximo dia 26 de março é comemorado o Dia Nacional do Cacau e para comemorar a data, o Mercado Municipal de Curitiba vai oferecer uma aula show gratuita para os interessados em aprender mais sobre essa especiaria e o processo de produção de uma das maiores maiores paixões do brasileiro: o chocolate. A aula será ministrada pela chocolatier Selma Fuhrmann, da D´FuhrmannChocolates no dia 25 de março, sábado e as inscrições são gratuitas. “É uma oportunidade para aprendermos mais sobre essa delícia que faz a cabeça da maioria das pessoas. O cacau é um fruto que, além de dar sabor ao chocolate, tem uma história riquíssima e já foi um dos produtos mais importantes da economia brasileira. Vale a pena participar e sair da aula com uma deliciosa receita para a sobremesa do fim de semana”, afirma Selma. 

E pra quem aprecia o cacau, é hora de aproveitar a data e fazer uma visita ao Mercado Municipal de Curitiba que tem opções de chocolate para todos os gostos: desde chocolate orgânico até os artesanais: “o Mercado Municipal tem opções para quem aprecia o chocolate nas suas mais diversas versões. E, além disso, aqui no mercado o consumidor também encontra a fruta cacau, que muitas vezes não é ofertada em outros lugares. Aqui dá para encontrar tudo o que é preciso para as receitas de chocolate que vão adoçar a Páscoa das famílias da cidade”, convida o presidente da Associação dos Permissionários do Mercado, CleversonChilipack. 

No Brasil, a produção de cacau concentra-se nos estados do norte e nordeste brasileiros e, uma curiosidade sobre esse fruto é que na maioria das vezes a produção dele é feita de maneira agroecológica. A produção contribui para a retenção de água e preserva espécies florestais nativas. Apesar de não ser nativo das terras brasileiras, o cacau encontrou aqui condições ideais para se reproduzir. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE, 2010), o país tem cerca de 745 mil hectares de área plantada. Dados do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento apontam que a produção do cacau injeta, anualmente, na economia brasileira cerca de R$ 14 bilhões. Esses números garantem ao Brasil o 5° lugar no ranking mundial de produtor de cacau. 

Aulas show

O Mercado Municipal de Curitiba mantém um calendário de aulas shows gratuitas voltada para os interessados na arte da gastronomia. Com uma cozinha industrial equipada e moderna, o espaço tem uma programação variada para cozinheiros e curiosos de todos os segmentos gastronômicos. 

Serviço:

Aula Show gratuita sobre o Cacau

Data: 25 de março

Horário: 11h

Local: Mercado Municipal de Curitiba – Avenida Sete de Setembro, 1885 – (Cozinha Móvel no espaço Arena)

***Não precisa fazer inscrição prévia

Confira as datas e temas das aulas do primeiro semestre de 2023

Abril

01/04 – Receitas de Páscoa 

15/04 –  Dia do Café – Receitas com café como elemento principal – Tiramissú

Maio 

20/05 –  Diferentes tipos de bebidas que podem ser feitas com Chá

28/05 – Comemoração do Dia do Hambúrguer – receitas de hambúrguer

Junho

10 de junho – Dia dos Namorados – Receitas românticas (Menu inteiro – entrada/prato principal e sobremesa – receitas rápidas) 

24 de junho: Dia de São João – Receitas Juninas

By Mirella Pasqual

Sou jornalista formada pela Universidade Positivo. Sou mãe do Benício e de três vira-latas, o Raj, o Thor e a Mia. Minha coluna fala sobre moda, empreendedorismo e saúde! Sejam muito bem-vindos 😊

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *