Médicos e estudantes de Campo Mourão partem em missão humanitária para ajudar vítimas das enchentes do RS

Equipe leva mais de 5 mil medicamentos e vai auxiliar nos atendimentos clínicos no Hospital Nossa Senhora das Graças, em Canoas

Seis profissionais da área da saúde do Centro Universitário Integrado de Campo Mourão (PR) embarcaram nesta sexta (10/05) em uma missão humanitária com destino ao município de Canoas, no Rio Grande do Sul.

A equipe – composta por três médicos e três estudantes residentes do curso de Medicina – vai auxiliar nos atendimentos clínicos no Hospital Nossa Senhora das Graças; instituição que enfrenta aumento significativo de pacientes em decorrência das inundações que assolaram o estado nos últimos dias.

Os expedicionários de Campo Mourão estão levando mais de 5 mil medicamentos, materiais e outros itens de primeira necessidade que foram arrecadados com médicos, estudantes, instituições de ensino, campanhas de doações e com a comunidade local. Todos serão utilizados para ajudar no atendimento às vítimas das enchentes.

Além da equipe que partiu nesta sexta-feira, outro grupo de estudantes vai para a ação humanitária no Rio Grande do Sul na próxima semana. Eles contam com o suporte de outra dezena de estudantes voluntários e colaboradores da instituição de ensino superior que permanece em Campo Mourão levantando, fazendo triagem e organizando donativos.

União de forças

A viagem de aproximadamente 950 km entre as duas cidades está sendo realizada em uma ambulância UTI Móvel, que tem capacidade para oito pessoas e foi cedida pelo Grupo de Atendimento de Urgência (GADU), de Curitiba. O veículo é equipado com modernos recursos e equipamentos que são fundamentais para salvar vidas e garantir atendimento de qualidade aos necessitados.

“Vamos nos juntar à solidariedade nacional em prol da comunidade rio-grandense. Vamos oferecer o que temos de melhor, que é a competência técnica de nossos egressos e estudantes da área da saúde, num momento tão delicado”, explica Jeferson Vinhas Ferreira, vice-reitor e CEO do Grupo Integrado.

O CEO destaca que a mobilização nasceu dos próprios acadêmicos. “Nosso grupo imediatamente se prontificou a apoiá-los com recursos financeiros nesta linda iniciativa dos estudantes, que mais uma vez demonstram o amor à profissão que escolheram, que se preocupam com os demais e ajudam a sociedade com gestos altruístas. Isso nos enche de orgulho”, complementa Ferreira.

Campanha de doações continua

Os medicamentos, materiais e outros itens de primeira necessidade que foram arrecadados tiveram o apoio dos membros do Grupo Humanika e do Comitê Local da Federação Internacional de Associações de Estudantes de Medicina (IFMSA).

O Humanika é um projeto de assistência médica humanitária idealizado por estudantes e professores do curso de Medicina do Centro Universitário Integrado, que tem o objetivo de levar atendimento médico a comunidades em vulnerabilidade social e isoladas.

Mesmo com a viagem para Canoas (RS) já em andamento, a campanha de doações continua. As entregas de alimentos não perecíveis, água, roupas, calçados, itens de higiene pessoal, medicamentos dentro do prazo de validade, roupas e materiais de limpeza podem ser feitas em dois locais do Grupo Integrado [Unidade Centro, que fica na Av. Irmãos Pereira, 670 e Unidade Câmpus, que fica na Rua Lauro de Oliveira Souza, 440, Área Urbanizada II; ambas em Campo Mourão].

Sobre o Centro Universitário Integrado

Localizado em Campo Mourão (PR), o Centro Universitário Integrado oferece, há mais de 25 anos, ensino superior de excelência reconhecido pelo MEC com nota máxima (5) no Conceito Institucional e IGC 4; o maior do Noroeste do Paraná. Preocupado com o que o mercado necessita, busca ofertar um ensino de qualidade voltado às competências que precisam ser desenvolvidas por todos os profissionais.

Para isso, conta com infraestrutura moderna, laboratórios com tecnologia de ponta, metodologias de ensino inovadoras e corpo docente com forte experiência acadêmica e vivência prática.

Atualmente, o Integrado oferece mais de 55 cursos de graduação presencial, semipresencial e a distância, incluindo Direito, Medicina e Odontologia e mais de 100 cursos de pós-graduação em diversas áreas do conhecimento.

By Mirella Pasqual

Sou jornalista formada pela Universidade Positivo. Sou mãe do Benício e de três vira-latas, o Raj, o Thor e a Mia. Minha coluna fala sobre moda, empreendedorismo e saúde! Sejam muito bem-vindos 😊

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *