Hiperautomação marca 30 anos da RH NOSSA

Utilização da tecnologia permitiu criar um processo fabril de contratação, totalmente digital. Com escalabilidade, empresa acessou novos mercados e possui centenas de clientes em todo o Brasil

Passou o tempo em que a Área de Recursos Humanos era vista como aquela responsável por processos meramente técnicos e burocráticos, sobretudo para admissão e demissão de funcionários. A transformação digital deu um impulso extra para a evolução do setor, realizando os processos de contratações, desde a fase de candidaturas até a coleta de assinatura eletrônica por meio de plataformas digitais para a assinatura de contratos de trabalho, o que tornou toda esta movimentação mais eficiente e estratégica.

Um relatório realizado pelo Great Place to Work (GPTW), em 2021, destaca as tendências da área e um dos principais apontamentos diz respeito à adoção da tecnologia e como ela impactou no departamento de recursos humanos. As ferramentas de análise de dados e a inteligência artificial foram empregadas para melhorar processos de recrutamento e seleção, avaliação, treinamentos e desenvolvimento de funcionários e toda rotina de Gestão de Pessoas. Com a operação do trabalho braçal feita por máquinas, os profissionais que atuam nesta área desenvolveram novas competências e estabeleceram uma nova rotina, agora focada em estratégias.

A empresa paranaense RH NOSSA, que completa 30 anos neste mês de setembro, foi pioneira no processo de transformação digital e iniciou essa jornada ainda em 2016 com o intuito de expandir as fronteiras de atuação. Os currículos físicos foram extintos nesta época “Até então, nossos clientes se concentravam em Curitiba e região metropolitana e para que pudéssemos migrar para outras cidades e estados e tornar nosso negócio escalável, tivemos que investir em tecnologia”, explica Renato Pádua, Gerente Comercial.

Foi neste momento da sua história que a RH NOSSA criou uma plataforma própria para apoiar a seleção de candidatos. A solução foi o primeiro passo para a digitalização de todo o processo de contratação. Hoje, a empresa atende centenas de clientes em todos os estados do Brasil e possui um banco de currículos com mais de 5 milhões de candidatos.

Admissão digital: da seleção à integração do funcionário

Mas resolvido o problema de entrar em novos mercados e receber currículos de todo o Brasil, surgiu mais uma pedra no caminho: a marcha da contratação ainda era lenta, porque a assinatura da carteira de trabalho exigia o contato presencial. Além disso, a disparidade digital era mais um desafio. “Muitos candidatos tinham apenas um celular e não conseguiam imprimir a documentação, deixando o processo muito moroso”, destaca o Gerente de Tecnologia e Inovação da RH NOSSA Dario Azevedo.

Foi apenas em 2020 que a empresa conseguiu iniciar o desenvolvimento de uma plataforma capaz de fazer toda a admissão no formato online. A ferramenta bilateral beneficiou as empresas e candidatos, que puderem aposentar um emaranhado de folhas e fazer toda a validação da documentação digitalmente.

“Resolvemos todo nosso gargalo. Ao longo de 2021 conseguimos tirar essa plataforma do papel e, no final de 2022, ela já estava no ar. Até a assinatura eletrônica, que era feita em outra ferramenta, migrou para nosso sistema. E hoje temos uma única plataforma para controlar toda essa esteira, da seleção à conclusão da contratação”, detalha Clodoaldo Barbosa.

Rosa Norberto, Diretora de Operações da RH Nossa, menciona que para melhorar toda essa experiência do usuário foi necessário estudar as ferramentas que já existiam no mercado e que pudessem se comunicar entre si.

“Toda essa pesquisa resultou na criação de uma única plataforma colaborativa, que traz mais velocidade para todo o processo de contratação e evita erros e retrabalho. Ganhamos em escala. Hoje, realizamos a média de 800 a 1000 cadastros por mês, sendo que o tempo médio para a finalização do processo, envolvendo a geração do contrato e a disponibilização para assinatura, é em média de apenas dez horas corridas. Sem dúvida, esse é um marco para o setor de recursos humanos”, afirma Rosa.

Ao acompanhar a revolução tecnológica, a RH NOSSA mudou de patamar e não pode mais ser considerada apenas uma empresa que terceiriza as rotinas de RH “Hoje, somos uma empresa de engenharia de serviços. Não temos um produto de prateleira. Criamos uma solução customizada de acordo com a necessidade de cada um dos nossos clientes, com o apoio da tecnologia. Por isso, estamos iniciando um processo de reposicionamento da nossa marca e nos apresentamos como uma empresa provedora de soluções para Gestão de Pessoas e Serviços Especializados. Esse é nosso status neste aniversário de 30 anos”, pontua o diretor de Negócios da RH NOSSA Clodoaldo Barbosa.

DNA da Inovação

Desde que fundaram o negócio, em 1993, o casal de sócios Emilio e Marilda Morschel almejava construir uma “empresa diferente, na qual as pessoas podiam se sentir parte dela e que prezassem pelo respeito em todas as dimensões”. O sonho se concretizou e após três décadas de atuação, eles acreditam que todo o progresso da RH NOSSA é fruto da confiança que a empresa sempre depositou nos funcionários.

Errar nunca foi um pecado capital na visão dos sócios da empresa. E foi com base nesta confiança que os funcionários da RH NOSSA ganharam autonomia e conseguiram implementar a inovação na raiz da empresa.

“Essa é uma característica marcante da nossa organização: desde o início de nossa empresa, ainda bem pequenos, já pensávamos grande. Ao conhecer projetos e ações eficazes de grandes empresas, adaptamos ao nosso tamanho, isso tornou-se uma constante em nossa gestão. Ter feito coisas que não deram certo serviu de aprendizado, os erros nos levaram aos aprendizados que nos permitiram avançar”, confidencia Emilio.

Marilda Morschel complementa que, para eles, tudo é possível. “Acreditamos que sempre existem novas maneiras de se fazer as mesmas coisas. Nunca descartamos ideias e estimulamos nosso time a participar, sugerir e pensar diferente. Tivemos muitos novos processos, ações e até negócios oriundos de ideias dos funcionários. Mesmo com poucos recursos não deixamos a inovação de lado”, pontua a fundadora da RH Nossa.

Ela conta ainda que, no tempo em que as empresas de RH enviavam aos clientes os currículos em papel, a empresa implementou o Perfil Profissional, escrito à mão e contendo as informações do candidato e o parecer do entrevistador. “ Isso agilizou e facilitou muito a rotina de seleção de nossos clientes. E logo víamos no mercado a maioria das empresas de RH utilizando o nosso modelo de Perfil. Ficamos felizes quando somos observados e seguidos pela concorrência, isso só nos move a inovar mais e sermos cada vez melhores”, argumenta Marilda Morschel.

Salto de qualidade

Por meio de canais digitais da empresa, os profissionais recém-contratados acessam um manual de orientações e informações sobre cada cliente onde irão prestar serviços e todo esse processo é certificado pelo ISO 9001. “Todo o nosso processo de admissão é monitorado, e conseguimos transformar a contratação em um procedimento altamente eficiente. Para alcançar esse objetivo, a equipe da NOSSA conta com engenheiros e funcionários responsáveis pela pesquisa e desenvolvimento”, declara Dario Azevedo.

A RH NOSSA está atualmente em fase de estudos e testes de aplicação de Inteligência Artificial, visando obter benefícios em termos de eficiência, velocidade do processo e aprimoramento da experiência do usuário, tanto para candidatos quanto para clientes. “Nosso principal objetivo é aumentar nossa eficiência em relação ao volume e tempo de entregas. Já desenvolvemos robôs internos para tarefas como o cadastro de funcionários e a automação de processos. Estamos embarcando na era da hiperautomação, utilizando recursos próprios”, finaliza Clodoaldo Barbosa.

By Mirella Pasqual

Sou jornalista formada pela Universidade Positivo. Sou mãe do Benício e de três vira-latas, o Raj, o Thor e a Mia. Minha coluna fala sobre moda, empreendedorismo e saúde! Sejam muito bem-vindos 😊

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *