Febre maculosa: o que é e como se prevenir

Professora do UniCuritiba fala sobre a doença que deixou o Paraná em alerta após surto registrado no interior de São Paulo

O surto de febre maculosa no interior de São Paulo deixou o Paraná em alerta. Neste ano, um caso foi confirmado em Foz do Iguaçu e outras 43 notificações suspeitas estão em investigação. Na última década, de acordo com o Ministério da Saúde, o estado registrou três mortes, duas delas no ano passado, em Ribeirão Claro.

Em Curitiba não há registro da doença até o momento e o trabalho de prevenção na capital prevê o monitoramento de diferentes grupos de capivaras – espécie envolvida no ciclo de transmissão da doença.

Doutora em Ciência Animal, Fernanda Bortolotto diz que a febre maculosa é causada por uma bactéria transmitida pela picada do carrapato-estrela, mais comumente encontrado em animais de grande porte criados no campo, como equinos e bovinos, e espécies silvestres, como mamíferos roedores (capivaras) e marsupiais (gambás).

“Por contribuírem no ciclo de transmissão da febre maculosa é que as capivaras passaram a ser monitoradas em Curitiba pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente”, explica a professora do curso de Medicina Veterinária do UniCuritiba – instituição que integra a Ânima Educação, um dos maiores ecossistemas de ensino superior privado do país.

Ainda que o monitoramento seja importante, a especialista reafirma que não há registro da doença em Curitiba e tranquiliza a população: “A disseminação da febre maculosa por carrapatos que eventualmente surjam em animais domésticos, como os cães, é extremamente rara.”

Transmissão e sintomas

A febre maculosa é uma doença infecciosa, que varia de formas clínicas leves a graves, com risco de morte. Causada por uma bactéria do gênero Rickettsia, é transmitida pela picada do carrapato-estrela.

Os sintomas são febre alta e súbita, dor de cabeça intensa, vômito, diarreia, manchas na pele e dores abdominais, musculares ou articulares, podendo apresentar também sintomatologia nervosa e alguns tipos de paralisia.

As complicações vão de insuficiência renal e respiratória a hemorragias, miocardite, hipotensão e choque. Os sintomas surgem, em média, sete dias após a picada do carrapato. Quanto mais cedo for feito o diagnóstico, maiores as chances de cura.

O tratamento da febre maculosa consiste no uso de antibióticos e, segundo a professora Fernanda Bortolotto, é uma doença potencialmente grave. Por isso, exige atenção.

Fatores de risco e prevenção

A incidência da febre maculosa é mais comum em quem vive em áreas rurais infestadas por carrapatos ou atua no manejo de bois e cavalos. A prevenção requer o monitoramento dos animais e o controle de carrapatos.
Ao passar por locais como pastos e margens de rios, córregos e lagos, a orientação é vistoriar o corpo com frequência durante o dia. Nestes ambientes, o ideal é usar sempre roupas compridas e botas.

Sobre o UniCuritiba

Com mais de 70 anos de tradição e excelência, o UniCuritiba é uma instituição de referência para os paranaenses e reconhecido pelo MEC como uma das melhores instituições de ensino superior de Curitiba (PR). Destaca-se por ter um dos melhores cursos de Direito do país, com selo de qualidade OAB Recomenda em todas as suas edições, além de ser referência na área de Relações Internacionais.

Integrante do maior e mais inovador ecossistema de qualidade do Brasil, o Ecossistema Ânima, o UniCuritiba conta com mais de 40 opções de cursos de graduação em todas as áreas do conhecimento, além de cursos de pós-graduação, mestrado e doutorado.

Possui uma estrutura completa e diferenciada, com mais de 60 laboratórios e professores mestres e doutores com vivência prática e longa experiência profissional. O UniCuritiba tem seu ensino focado na conexão com o mundo do trabalho e com as práticas mais atuais das profissões, estimulando o networking e as vivências multidisciplinares.

By Mirella Pasqual

Sou jornalista formada pela Universidade Positivo. Sou mãe do Benício e de três vira-latas, o Raj, o Thor e a Mia. Minha coluna fala sobre moda, empreendedorismo e saúde! Sejam muito bem-vindos 😊

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *