Exames diagnósticos veterinários regulares podem salvar a vida dos pets

Iniciativas no mercado veterinário buscam tornar os exames laboratoriais mais acessíveis aos tutores

Check-ups médicos regulares são a melhor forma de prevenir o agravamento de doenças. Esta premissa vale não apenas para o nosso cuidado, mas especialmente para a saúde de cães e gatos, que possuem expectativa de vida muito aquém da nossa e geralmente demoram para apresentar sinais clínicos perceptíveis aos tutores.

A escolha e a regularidade dos exames diagnósticos variam conforme as condições clínicas de cada animal. Porém, os check-ups anuais costumam ser indicados a partir do primeiro ano de vida do pet.

Para animais jovens, geralmente são solicitados exames básicos de sangue, como hemograma completo, que indicam possíveis processos infecciosos ou inflamatórios, alterações plaquetárias, anemia e presença de hemoparasitas; ureia e creatinina, para avaliar a função renal; alanina aminotransferase (ALT), aspartato aminotransferase (AST) e fosfatase alcalina (ALP), os quais apresentam as funções hepáticas, além de avaliação de colesterol e de glicemia. A partir dos 5 anos de idade, exames de imagem como raio-X, ultrassom e ecocardiograma passam a compor o check-up anual e, após os 8 anos, pelo menos os exames de função renal devem ter a periodicidade reduzida para seis meses.

Além da detecção precoce de doenças, os exames são importantes aliados durante consultas ou internações veterinárias. “O prazo para o laudo de um exame pode fazer toda a diferença no resultado de um tratamento médico. Como várias patologias costumam ser silenciosas no início, muitas vezes os pets chegam às clínicas já em estágios avançados da doença. Nestes casos, o exame rápido permitirá decisões mais ágeis ao médico-veterinário no início e durante o tratamento”, comenta a médica-veterinária e proprietária da distribuidora de equipamentos veterinários Foco Vet, Dra. Débora Viana.  

Saúde animal no Brasil 

Na contramão da necessidade de exames regulares está a baixa oferta de laboratórios ou equipamentos diagnósticos em pequenas cidades e clínicas de menor porte. O custo de equipamentos e suprimentos sempre foi um desafio, mas novas tecnologias e parcerias pretendem mudar esse cenário no médio prazo.

Com pouco mais de 7 anos de atuação, a Foco Vet posicionou-se no mercado como distribuidora de equipamentos diagnósticos exclusivamente veterinários, com preços competitivos. “Conseguimos atender desde grandes laboratórios até pequenas clínicas veterinárias com soluções em equipamentos, reagentes e demais suprimentos para a realização de exames com alta qualidade, porém com custos inferiores”, revela Débora. O custo de um exame pode chegar a 20% do valor dos concorrentes na mesma categoria.

Com o intuito de facilitar a disponibilização de exames laboratoriais em clínicas de médio e pequeno porte, a distribuidora oferece equipamentos portáteis e automatizados (Point of Care), que trabalham com pequenos volumes de amostras e apresentam resultados em poucos minutos. Outra estratégia para ampliar a atuação em vários nichos do mercado é a parceria firmada com a VetFamily, comunidade mundial de médicos-veterinários, que atua no fomento do setor.

“Um dos nossos pilares de atuação é a negociação de parcerias com grandes marcas, com o intuito de oferecer descontos e vantagens que clínicas e hospitais veterinários não conseguiriam isoladamente. Trabalhamos com a força da nossa rede para promover ganhos e resultados para os médicos-veterinários, os quais impactarão diretamente na qualidade assistencial aos animais”, explica o Head Latam e Diretor-Geral da VetFamily no Brasil, Henry Berger.

“O diagnóstico é parte intrínseca do trabalho do médico-veterinário. Por isso, a parceria com uma empresa que promove a capacitação da classe e oferece soluções acessíveis é uma forma de promover saúde animal e permitir que mais tutores invistam na prevenção”, completa Berger.

Sobre a VetFamily

Organização global líder em soluções para clínicas veterinárias independentes, é parte do Vimian Group, tem sede em Estocolmo (Suécia) e reúne mais de 5.300 clínicas e 10 mil veterinários em mais de 10 países da União Europeia, Estados Unidos, Austrália e, agora, Brasil. Seu objetivo principal é contribuir para a melhor administração e lucratividade das clínicas, oferecendo diversos serviços, como centralização da negociação com parceiros comerciais, apoio à gestão e disseminação de conhecimento. Conheça mais em www.vetfamilybrasil.com.br.

Sobre a Foco Vet

Com mais de 7 anos de atuação, a Foco Vet oferece o que há de mais moderno, prático e eficaz em equipamentos e suprimentos para diagnóstico veterinário. A empresa conta com equipe técnica e científica preparada para dar suporte técnico, prestar assessoria científica especializada e responder de forma específica às demandas do mercado veterinário. Mais informações no site www.focovet.com.br.  

By Mirella Pasqual

Sou jornalista formada pela Universidade Positivo. Sou mãe do Benício e de três vira-latas, o Raj, o Thor e a Mia. Minha coluna fala sobre moda, empreendedorismo e saúde! Sejam muito bem-vindos 😊

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *