Estufa do Jardim Botânico de Curitiba ficará verde neste domingo

Ação é uma homenagem da Prefeitura Municipal e do Conselho Regional de Biomedicina do Paraná pelo Dia do Biomédico (20/11)

A estufa de vidro do Jardim Botânico de Curitiba ficará iluminada na cor verde, no dia 20 de novembro (domingo). A ação é uma homenagem da Prefeitura Municipal de Curitiba e do Conselho Regional de Biomedicina do Paraná 6ª Região (CRBM6) pelo Dia do Biomédico (20/11).

A cor verde representa a esperança, a liberdade, a saúde e a vitalidade. O mesmo gesto de tributo e agradecimento também será realizado na Câmara de Vereadores e Prefeitura Municipal de Maringá, na Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida de Cascavel e na UniFatecie de Paranavaí.

Ampla atuação

Em todo Brasil são mais de 83 mil biomédicos, que trabalham em cerca de 35 atividades ligadas à saúde. No Paraná são 4.500 profissionais capacitados e centenas de estudantes que se formam todos os anos nas universidades públicas e privadas.

“Com a pandemia, os trabalhos dos biomédicos tiveram ainda mais importância nas testagens em massa, nas análises clínicas desses milhões de exames, na pesquisa, no desenvolvimento das vacinas e nas aprovações dos imunizantes junto aos órgãos de saúde pública”, destaca Thiago Massuda, presidente do CRBM6.

Profissão em alta

A pandemia colocou em evidência todos os profissionais de saúde nos últimos anos. Além dos médicos e enfermeiros, os biomédicos ganharam relevância e a busca pelo curso superior cresceu nas universidades.

Entre as dez graduações à distância mais procuradas em 2020, a Biomedicina deu um salto de 190%, segundo o Censo da Educação Superior, realizado anualmente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Atualmente, o Paraná tem cursos de Biomedicina em mais de 50 instituições de ensino superior espalhadas por Curitiba, Londrina, Maringá, Cascavel, Ponta Grossa, Campo Mourão, Apucarana, Foz do Iguaçu, Araucária, Guarapuava, Ivaiporã e Assis Chateaubriand.

By Mirella Pasqual

Sou jornalista formada pela Universidade Positivo. Sou mãe do Benício e de três vira-latas, o Raj, o Thor e a Mia. Minha coluna fala sobre moda, empreendedorismo e saúde! Sejam muito bem-vindos 😊

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *