Estudante do UniCuritiba representa o Paraná em Programa de Intercâmbio

Na reta final do curso de Relações Internacionais, João Victor é o único selecionado do Estado para participar de imersão organizada pelo Centro de Estudos Jurídicos da Presidência da República

Mal chegou de Portugal, onde participou de um Programa de Dupla Titulação em Relações Internacionais mantido entre o UniCuritiba – instituição que integra a Ânima Educação – e a Universidade Lusíada Norte, na cidade do Porto, e o estudante João Victor de Marchi dos Santos já está de malas prontas outra vez.

O acadêmico do 7º período do curso de Relações Internacionais do UniCuritiba será o único estudante de graduação a representar o Paraná no Programa de Intercâmbio SAJ 2023, organizado pela Secretaria Especial para Assuntos Jurídicos da Casa Civil e pelo Centro de Estudos Jurídicos da Presidência da República.

As atividades da 14ª edição do Programa de Intercâmbio ocorrerão entre os dias 21 de agosto e 1º de setembro, em Brasília. Ao todo, foram selecionados 15 estudantes de graduação e cinco pesquisadores de pós-graduação stricto sensu (mestrado ou doutorado) de todas as regiões do Brasil nas áreas do Direito, Administração, Sociologia, Ciência Política, Economia, Relações Internacionais e Gestão de Políticas Públicas.

Durante duas semanas, os intercambistas vão participar de visitas técnicas aos órgãos dos Três Poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário), palestras, cursos e ações relacionadas a proposição de atos normativos, elaboração de políticas públicas, notas técnicas, pareceres, minutas de projetos de lei etc.

O objetivo do Programa de Intercâmbio é aproximar a comunidade acadêmica do cotidiano do processo legislativo federal, estreitar os laços com os órgãos do Poder Executivo e contribuir para a formação acadêmica dos participantes selecionados.

Conhecimento aprimorado

João Victor soube do Programa de Intercâmbio SAJ quando ainda estudava em Portugal. Como seu retorno ao Brasil já estava confirmado para o dia 31 de julho, ele decidiu se inscrever. “Esta será uma oportunidade de aplicar os conhecimentos que eu adquiri no curso de Relações Internacionais e de aprofundar meu entendimento sobre a dinâmica legislativa e a atuação do Poder Executivo”, diz.

O estudante paranaense representará a região Sul junto com outros acadêmicos gaúchos e com o pesquisador Braulio Cesco Fleury (PR). João Victor ainda não sabe, exatamente, quais conhecimentos trará na bagagem, mas tem a certeza de que vai aprender muito.

“É difícil mensurar, neste primeiro momento, quais os impactos do Programa de Intercâmbio na minha carreira, mas voltarei com noções de Direito Constitucional brasileiro e detalhes do processo legislativo, o que vai enriquecer muito o meu currículo.”

Protagonismo estudantil

A professora Patrícia Tendolini, coordenadora do curso de Relações Internacionais do UniCuritiba, diz que é gratificante acompanhar a trajetória acadêmica de estudantes como João Victor, sempre marcada pelo protagonismo. “Desde o início do curso, ele esteve envolvido em atividades de extensão e iniciação científica. No último ano, estudou em Portugal e, agora, já está envolvido em mais uma oportunidade que certamente fará muita diferença em sua jornada acadêmica e profissional.”

De acordo com a professora, o protagonismo é valorizado no UniCuritiba e também no mercado. “Com tanta bagagem em seu currículo, inclusive com a recente aprovação no Programa de Intercâmbio SAJ 2023, João sairá da faculdade com uma formação acadêmica excepcional, e experiências extraclasse importantes para sua trajetória profissional.”

Sobre o UniCuritiba

Com mais de 70 anos de tradição e excelência, o UniCuritiba é uma instituição de referência para os paranaenses e reconhecido pelo MEC como uma das melhores instituições de ensino superior de Curitiba (PR). Destaca-se por ter um dos melhores cursos de Direito do país, com selo de qualidade OAB Recomenda em todas as suas edições, além de ser referência na área de Relações Internacionais.

Integrante do maior e mais inovador ecossistema de qualidade do Brasil, o Ecossistema Ânima, o UniCuritiba conta com mais de 40 opções de cursos de graduação em todas as áreas do conhecimento, além de cursos de pós-graduação, mestrado e doutorado.

Possui uma estrutura completa e diferenciada, com mais de 60 laboratórios e professores mestres e doutores com vivência prática e longa experiência profissional. O UniCuritiba tem seu ensino focado na conexão com o mundo do trabalho e com as práticas mais atuais das profissões, estimulando o networking e as vivências multidisciplinares.

By Mirella Pasqual

Sou jornalista formada pela Universidade Positivo. Sou mãe do Benício e de três vira-latas, o Raj, o Thor e a Mia. Minha coluna fala sobre moda, empreendedorismo e saúde! Sejam muito bem-vindos 😊

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *