Estudante do UniCuritiba mostra o papel social do designer gráfico

Comemorado em 27 de abril, dia mundial dedicado a esses profissionais coloca em evidência um mercado promissor para quem se especializa e explora a criatividade

O design é um mercado promissor no Brasil. Até 2025, o setor deve crescer 8% ao ano e chegar à casa dos R$ 22,5 bilhões em faturamento, aponta um levantamento da consultoria de negócios  KPMG.

Se o setor cresce em ritmo acelerado, as oportunidades de trabalho na área aumentam. Segundo a Associação Brasileira de Empresas de Design (Abedesign), a demanda por designers gráficos e a procura por cursos de formação subiu 40% no Brasil em 2023.

As empresas que apostam nesses profissionais também saem ganhando. Uma pesquisa da WeDoLogos mostra que as marcas com investimentos consistentes em design viram seu faturamento saltar 89%.

Estudante do curso de Publicidade e Propaganda do UniCuritiba – instituição que integra a Ânima, o maior e mais inovador ecossistema de ensino de qualidade do país -, Gustavo Vitor de Andrade Rosa já se destaca nesse mercado.

Aos 20 anos e frequentando o terceiro período da graduação, ele foi um dos dez finalistas brasileiros no Certiport’s Adobe Certifield Professional World Championship, o campeonato mundial de criatividade com tecnologias Adobe no Illustrator ou Photoshop.

Com o suporte de professores do UniCuritiba, Gustavo submeteu ao concurso um post para Instagram, em formato de carrossel, desenvolvido para a ONG Grupo Vida Brasil – uma instituição de assistência aos idosos. A conquista encheu o estudante de orgulho, principalmente porque o projeto contribui para o fim do etarismo.

Além disso, a competição mostrou o papel do designer gráfico como um aliado das causas sociais. E Gustavo é a prova isso. “Com o nosso talento podemos chamar a atenção da sociedade para uma causa, sensibilizar e despertar a empatia. Foi isso o que o fiz para apresentar na competição.”

Para o futuro, ele tem um olhar crítico sobre a profissão. “Para se destacar na área do design gráfico é necessário que os profissionais se especializem e se diferenciem. Muita gente transita em águas rasas no design, mas quem realmente estuda e se dedica a projetos maiores tem muito espaço. Esse é um oceano cheio de possibilidades.”

Criatividade a serviço da comunicação

A demanda por serviços de design gráfico é impulsionada, no Brasil, por fatores como a ascensão do comércio eletrônico, aumento da importância da comunicação visual e necessidade crescente de profissionais em áreas como animação, motion graphics, realidade aumentada e realidade virtual.

Gustavo começou cedo a se envolver em projetos de comunicação visual. “Sempre tive interesse por trabalhos em mídias sociais e, no ensino médio, quando comecei a editar meus primeiros vídeos, tive a certeza de que o design gráfico é a área que eu quero seguir.”

Da criação de logotipos e embalagens ao desenvolvimento de materiais de marketing e interfaces de websites, o mercado é vasto para um designer gráfico criativo e inovador – seja para o trabalho em empresas públicas, privadas, agências de publicidade ou organizações do terceiro setor. “De alguma forma, o designer gráfico é capaz de causar impactos positivos na sociedade”, finaliza Gustavo.

Sobre o UniCuritiba

Com mais de 70 anos de tradição e excelência, o UniCuritiba é uma instituição de referência para os paranaenses e reconhecido pelo MEC como uma das melhores instituições de ensino superior de Curitiba (PR). Destaca-se por ter um dos melhores cursos de Direito do país, com selo de qualidade OAB Recomenda em todas as suas edições, além de ser referência na área de Relações Internacionais. 

Integrante do maior e mais inovador ecossistema de ensino de qualidade do Brasil, o Ecossistema Ânima, o UniCuritiba conta com mais de 70 opções de cursos de graduação em todas as áreas do conhecimento, além de cursos de pós-graduação, mestrado e doutorado. 

Possui uma estrutura completa e diferenciada, com mais de 60 laboratórios e professores mestres e doutores com vivência prática e longa experiência profissional. O UniCuritiba tem seu ensino focado na conexão com o mundo do trabalho e com as práticas mais atuais das profissões, estimulando o networking e as vivências multidisciplinares.

By Mirella Pasqual

Sou jornalista formada pela Universidade Positivo. Sou mãe do Benício e de três vira-latas, o Raj, o Thor e a Mia. Minha coluna fala sobre moda, empreendedorismo e saúde! Sejam muito bem-vindos 😊

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *