Espetáculo “Dance Esperança” alerta para a importância da doação de órgãos 

Apresentação promovida pelos Amigos do HC em parceria com escola de dança Dance Show terá parte da arrecadação destinada à campanhas de doação de órgãos 

No próximo dia 15 de dezembro o Teatro Fernanda Montenegro recebe o espetáculo “Dance Esperança – A Vida Em Movimento”, uma campanha de conscientização sobre a importância da doação de órgãos, realizada em parceria entre a Associação dos Amigos do HC e a escola de dança Dance Show.

A apresentação musical tem como objetivo, além de conscientizar a população sobre a importância da doação de órgãos, destinar parte da renda obtida com a venda de ingressos aos Amigos do HC, em benefício do Hospital de Clínicas.

Em sua segunda edição, neste ano o espetáculo contará com a participação de um grupo de dez pessoas da faixa etária 50+ que frequentam o CEDIVIDA, o Centro de Direitos à Vida da Pessoa Idosa, programa mantido pelos Amigos do HC.

Doação de órgãos no Brasil

O Brasil é referência mundial em transplante de órgãos e possui o maior sistema público de transplantes do mundo. Segundo o Ministério da Saúde, no primeiro semestre de 2023 foram realizados 206 transplantes de coração no país, aumento de 16% em relação ao mesmo período do ano passado.

Apesar do aumento do número de cirurgias, a fila ainda é grande. A lista de espera é monitorada pelo Sistema Nacional de Transplantes (SNT) e é única, tanto para pacientes do SUS como da rede privada, assegurando que cirurgias de alta complexidade sejam realizadas para todos pacientes em situação de igualdade.

De acordo com dados de agosto deste ano, mais de 60 mil pessoas aguardam por um órgão na fila de transplantes no Brasil. O Paraná é o quarto estado em número de espera, sendo 3.532 pessoas na fila.

Autorização da família

Após o diagnóstico de morte encefálica a família deve ser consultada e orientada sobre o processo de doação de órgãos e tecidos. Atualmente, a retirada de órgãos só pode ser realizada após a autorização familiar. Não é necessário qualquer registro sobre a intenção em cartórios, nem informar em documentos o desejo de doar, mas a família precisa saber sobre o interesse em se tornar um doador após a morte para que o processo seja efetivado.

Ingressos:

Para assistir ao espetáculo e contribuir com a campanha,o público pode adquirir os ingressos pelo valor de R$50,00 diretamente com a escola Dance Show, por meio do Whatsapp (41) 99106-9666.

As portas do teatro estarão abertas a partir das 20h15, com o espetáculo começando às 20h30.

Serviço:

Espetáculo Dance Esperança – A Vida Em Movimento

Data: 15 de dezembro

Abertura do teatro: 20h15

Início do espetáculo: 20h30

Local: Teatro Fernanda Montenegro

Valor: R$ 50,00

Endereço: Rua Coronel Dulcídio, 517 – Shopping Novo Batel

Ingressos: (41) 99106-9666

By Mirella Pasqual

Sou jornalista formada pela Universidade Positivo. Sou mãe do Benício e de três vira-latas, o Raj, o Thor e a Mia. Minha coluna fala sobre moda, empreendedorismo e saúde! Sejam muito bem-vindos 😊

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *