Enfermagem segue em alta após a pandemia

Graduação é uma das mais procuradas na área da Saúde e empregabilidade chega a 90% no Brasil, segundo levantamento do Cofen

A alta demanda por enfermeiros têm atraído um número cada vez maior de estudantes interessados em fazer uma graduação na área. O curso de Enfermagem está entre os campeões de matrículas no Brasil, segundo o Censo da Educação Superior realizado pelo INEP.

A empregabilidade cresce na mesma proporção. Um estudo da Fiocruz em parceria com o Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) revela que 90% dos profissionais estão empregados. Para ajudar quem está de olho neste mercado aquecido desde a pandemia, o UniCuritiba acaba de lançar o curso superior de Enfermagem.

A instituição que integra a Ânima Educação, um dos maiores ecossistemas de educação superior privada do país, fará o vestibular para a primeira turma de Enfermagem no dia 27/5. As inscrições podem ser feitas em https://www.unicuritiba.edu.br/ e os candidatos com melhor desempenho concorrem a bolsas de estudo de até 100%.

Dos cerca de 6,6 milhões de profissionais de Saúde em atuação no Brasil, mais de 2,7 milhões são da área da Enfermagem – entre auxiliares, técnicos e enfermeiros. Os dados do Cofen de julho de 2022 revelam um crescimento superior a 66% neste contingente em menos de uma década.

Enfermagem e suas especialidades

O Conselho Federal de Enfermagem estima que metade dos enfermeiros brasileiros estejam empregados no setor público, cerca de 32% no setor privado, 14,6% no filantrópico e 8,2% em atividades de ensino. As áreas de atuação para quem atua na Enfermagem são amplas, com mais de 60 especialidades.

“Com dezenas de possibilidades, a Enfermagem tem opções para todos os perfis profissionais. Quem investe na formação de qualidade, se especializa e aprimora competências e habilidades específicas encontra ainda mais respaldo no mercado de trabalho”, diz a coordenadora da área de Saúde do UniCuritiba, professora Maria Fernanda Koch Temporal.

Auxiliar, técnico ou enfermeiro?

No Brasil, a Lei 7.498/1986 regulamenta o exercício da enfermagem e cada tipo de formação. Os enfermeiros precisam cursar o bacharelado em Enfermagem e seu campo de atuação é amplo.

Eles podem trabalhar em diferentes níveis de atendimento, incluindo casos de maior gravidade ou complexidade, e são grandes aliados dos médicos, já que prestam todos os cuidados necessários aos pacientes e estão aptos a tomar decisões imediatas em situações de emergência.

Já os técnicos em Enfermagem têm certificados profissionalizantes e fazem parte da equipe de Enfermagem, sendo supervisionados por um enfermeiro. Os técnicos são preparados para procedimentos de média complexidade, atendimentos em pré e pós-operatório, centros cirúrgicos e clínicas.

Nos setores ambulatoriais estão os auxiliares de Enfermagem, também supervisionados por um enfermeiro e autorizados a trabalhar com procedimentos mais simples. Entre suas funções estão a higienização dos pacientes, esterilização de equipamentos e materiais de trabalho, curativos, aplicação de vacinas e administração de medicamentos em casos de baixa complexidade.

Serviço:

· O quê: novidade no UniCuritiba – lançamento do curso superior de Enfermagem

· Quando: vestibular no dia 27/5 com bolsas de até 100% para os candidatos com melhor pontuação e início das aulas em agosto – turnos matutino e noturno

· Inscrições em https://www.unicuritiba.edu.br/

Sobre o UniCuritiba

Com mais de 70 anos de tradição e excelência, o UniCuritiba é uma instituição de referência para os paranaenses e reconhecido pelo MEC como uma das melhores instituições de ensino superior de Curitiba (PR). Destaca-se por ter um dos melhores cursos de Direito do país, com selo de qualidade OAB Recomenda em todas as suas edições, além de ser referência na área de Relações Internacionais.

Integrante do maior e mais inovador ecossistema de qualidade do Brasil, o Ecossistema Ânima, o UniCuritiba conta com mais de 40 opções de cursos de graduação em todas as áreas do conhecimento, além de cursos de pós-graduação, mestrado e doutorado.

Possui uma estrutura completa e diferenciada, com mais de 60 laboratórios e professores mestres e doutores com vivência prática e longa experiência profissional. O UniCuritiba tem seu ensino focado na conexão com o mundo do trabalho e com as práticas mais atuais das profissões, estimulando o networking e as vivências multidisciplinares.

By Mirella Pasqual

Sou jornalista formada pela Universidade Positivo. Sou mãe do Benício e de três vira-latas, o Raj, o Thor e a Mia. Minha coluna fala sobre moda, empreendedorismo e saúde! Sejam muito bem-vindos 😊

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *