Edson Busch Machado lança “Quem tem Medo da Cultura?”, na Artestil, em Curitiba

Com uma trajetória multifacetada como artista visual, curador, jornalista e gestor cultural, aos 71 anos, Edson Busch Machado autografa, em Curitiba, seu livro “Quem tem Medo da Cultura?”, um importante registro histórico da produção cultural brasileira, especialmente de Santa Catarina, seu estado natal. O lançamento será no dia 22 de maio, quarta-feira, às 19h, na Artestil Galeria de Arte, em Curitiba, no bairro Batel.

A obra, dirigida a pesquisadores, professores, estudantes de arte, gestores culturais, curadores e artistas, oferece uma perspectiva abrangente sobre a arte catarinense ao longo das últimas cinco décadas. Com aproximadamente 600 páginas e referenciando cerca de 2 mil artistas, museus e instituições culturais, o livro promete se tornar uma referência indispensável em cursos de artes e ciências humanas em todo o país.

“Esta obra é o resultado de uma jornada pessoal de redescoberta e reflexão sobre a riqueza cultural de Santa Catarina ao longo das últimas décadas. Ao mergulhar em meu próprio acervo, fui surpreendido pelas histórias esquecidas e pelos talentos muitas vezes negligenciados. Espero que este livro não apenas sirva como um registro histórico, mas também inspire novas gerações a valorizarem e contribuírem para o enriquecimento da nossa cultura”, explica Machado.

O processo de criação ocorreu durante o período de isolamento social imposto pela pandemia de Covid-19, quando mergulhou em seu vasto acervo pessoal, organizando meticulosamente décadas de registros, incluindo textos, fotografias, projetos inacabados, cartas, entre outros artefatos que ele descreve como “esconderijos que nascem e crescem com o passar do tempo”.

Nesse garimpo, o autor redescobriu preciosidades que enriquecem ainda mais sua narrativa, proporcionando uma visão panorâmica e detalhada do cenário artístico e cultural de Santa Catarina. Seus textos, originalmente publicados em diversas plataformas, refletem não apenas sua expertise como observador atento, mas também seu papel como provocador cultural, criticando o status quo e apontando caminhos para uma maior vitalidade e diversidade na cena cultural.

A obra contou com o apoio de parceiros como José Maurício Coelho, Péricles Prade, Eula Regina Maciel, Bernadete Costa da editora Manuscritos.

Serviço:

“Quem tem Medo da Cultura?”

Quando: 22 de maio de 2024, quarta-feira, às 19h

Onde: Artestil Galeria de Arte

Endereço: R. Alameda Dr. Carlos de Carvalho, 1663, Batel

By Mirella Pasqual

Sou jornalista formada pela Universidade Positivo. Sou mãe do Benício e de três vira-latas, o Raj, o Thor e a Mia. Minha coluna fala sobre moda, empreendedorismo e saúde! Sejam muito bem-vindos 😊

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *