Comédia teatral retrata os absurdos da incomunicabilidade cotidiana

Ao ter seus ideais e certezas colocados em xeque, família que vive isolada do mundo precisa reorganizar sua microestrutura social

Para iniciar a celebração dos dez anos de atividades, o Grupo P.U.T.O. (Por Um Teatro Orgasmático) reapresenta o espetáculo Relatório PopCorn. A comédia será exibida no Teatro Cleon Jacques – Memorial Paranista e a peça fica em cartaz de 04 a 14 de maio. Os ingressos são gratuitos e devem ser retirados pelo site https://www.sympla.com.br/produtor/teatrocleonjacques

O roteiro apresenta uma comédia ácida, que destaca os absurdos da incomunicabilidade cotidiana num mundo composto por fronteiras (materiais e simbólicas) e línguas, bocas, bandeiras, tamanduás, umbigo, pessoas, fome e pizza. Em cena, uma família – há muito isolada do mundo – tem seu apartamento invadido por desconhecidos que põem em xeque seus ideais e certezas.

Vivendo num mundo à parte

O espetáculo nasce dos questionamentos disparados por uma notícia do jornal “Estadão” sobre uma família que decidiu se enclausurar por mais de dois anos em sua residência – sem contato com o resto do mundo – e se aproxima do livro O Relatório PopCorn, da nova-iorquina e especialista em marketing Faith Popcorn; no qual ela aponta tendências de comportamento nascidas das formas do consumo.

A peça constrói caricaturas de personagens extremamente cotidianos e uma narrativa irracional sobre a falta de comunicação, a intolerância e a paranóia nas relações contemporâneas sobre o medo e a discordância como agentes construtores de fronteiras (reais e imaginárias) entre pessoas.

Para fugir aos “perigos de fora”, uma mulher, um homem e “seu cão” resolvem se encapsular em seu reduto, um octógono protegido por cercas e portas de ferro. Ali arquitetam matematicamente estratégias de sobrevivência, elaboram pesquisas sobre a terra plana e – por que não? – ensaiam seus números musicais; até terem seu mundo particular invadido e surgir a necessidade de reorganizar sua microestrutura social, afetiva e política e ter de admitir-se como parte desse problema.

A peça teatral Relatório PopCorn é realizada com recursos do Programa de Apoio de Incentivo à Cultura – Fundação Cultural de Curitiba e da Prefeitura Municipal de Curitiba.

Sobre o Grupo P.U.T.O.

Desde sua formação em 2013, o Grupo P.U.T.O. realiza experimentações cênicas, ações de formação de plateia e incentivo à leitura; tendo como um de seus focos de pesquisa a relação entre o teatro e a literatura.

A prática do grupo pauta-se na investigação da cena a partir de elementos de musicalidade e nas diversas possibilidades de relação com o público. A sigla P.U.T.O. (Por Um Teatro Orgasmático) ressalta a busca por um teatro propulsor de encontros intensos, prazerosos e capazes de engendrar vidas.

Ficha técnica

Texto: Ali Freyer

Direção: Rodrigo Hayalla

Elenco: Ali Freyer, Fabiane de Cezaro, Guilherme Mendes Muniz, Janaína Micheluzzi e Lígia Quirino.

Iluminação/Vizinha: Erica Mityko

Direção Musical: Renan D´Avila

Cenografia: Gabriele Windmüller

Cenotécnico: Sergio Richter e Nietzche

Figurino: Ali Freyer

Design Gráfico e Fotografia: Rodrigo Hayalla

Assessoria de Imprensa: Mem Comunicação

Direção de Produção: Rodrigo Hayalla

Assistente de Produção: Juliane Souto

Realização: Grupo P.U.T.O. e Pinguim Produções

Serviço:

O que: Peça teatral Relatório PopCorn

Quando: De 04 a 14 de maio

Horários: De quinta a sábado às 19h; Domingo às 20h

Onde: Teatro Cleon Jacques – Memorial Paranista (rua Mateus Leme, 4700, bairro São Lourenço, Curitiba – PR)

Quanto: Os ingressos são gratuitos e devem ser retirados pelo site https://www.sympla.com.br/produtor/teatrocleonjacques

By Mirella Pasqual

Sou jornalista formada pela Universidade Positivo. Sou mãe do Benício e de três vira-latas, o Raj, o Thor e a Mia. Minha coluna fala sobre moda, empreendedorismo e saúde! Sejam muito bem-vindos 😊

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *