Centro universitário do Paraná oferece 14 bolsas de estudos completas para o curso de medicina

Vagas são para alunos de escolas públicas, que fizeram o ENEM e têm baixa renda

O Centro Universitário Integrado de Campo Mourão oferece 14 bolsas de estudos com cobertura total das parcelas (100%) para o curso de medicina. A taxa de inscrição para esse processo seletivo é de R$ 200,00. Os interessados podem se inscrever até o dia 22 de maio pelo site www.grupointegrado.br/graduacao/presencial/medicina. A publicação dos resultados sai em 3 de julho e as aulas começam no dia 17 do mesmo mês.

Desde 2018, quando iniciou o curso de medicina, o Integrado já concedeu 61 bolsas de estudos completas para essa graduação superior, que é uma das mais concorridas em todo Brasil e tem média de mais de 200 candidatos/vaga nas principais universidades nacionais.

“Estudar medicina permitirá atuar profundamente na melhoria das condições de vida e saúde da população. Ao mesmo tempo, vai proporcionar a construção de uma das carreiras mais valorizadas atualmente, modificando intensamente as perspectivas de vida dos acadêmicos. Os aprovados terão a oportunidade de estudar em uma escola de medicina absolutamente comprometida com o desenvolvimento individual de seus alunos, da comunidade na qual está inserida e que atua com responsabilidade social com o intuito de proporcionar formação médica com visão ética, humanística e centrada no objetivo final de servir as pessoas”, explica o diretor do curso de Medicina do Centro Universitário Integrado, Marco Aurélio Marangoni.

Requisitos

Os candidatos inscritos neste processo seletivo serão escolhidos pelo resultado obtido no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), nas edições realizadas nos anos de 2021 e 2022. Somente será validado o resultado obtido na última edição de que o candidato tenha participado.

Para concorrer a uma das vagas que garante a cobertura total do valor das parcelas da graduação, o candidato deverá cumprir alguns requisitos, tais como não ser beneficiário de qualquer outro tipo de bolsa, não ser portador de diploma de curso superior, ter cursado o Ensino Médio em escola pública ou ter sido bolsista integral em escola privada, além de ter a renda familiar per capita abaixo de um salário mínimo e meio.

As bolsas não serão concedidas a acadêmicos que já tenham vínculo com o curso de medicina do Integrado e aos estudantes que não tenham concluído o Ensino Médio até o início do ano letivo do curso, que começa em 17 de julho de 2023.

Estrutura de ponta

A formação em medicina no Centro Universitário Integrado envolve aprendizagem prática em campo desde os primeiros dias de aula, integração, estágios, interdisciplinaridade e contextualização.

Os acadêmicos utilizam aparelhos de última geração, laboratórios de simulação realística, morfofuncional, ultrassom, habilidades médicas, simulação de desastres e os laboratórios específicos de Anatomia Humana, Microbiologia, Imunologia, Parasitologia, Patologia e Anatomia Patológica, Fisiologia e Bioquímica.

Além disso, os estudantes têm à disposição o Centro Cirúrgico Educacional, salas de tutoria e o Ambulatório Acadêmico de Especialidades Médicas – que é uma estrutura com mais de 1.800m² – onde, supervisionados por um professor médico responsável, os acadêmicos fazem atendimentos gratuitos a pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) de Campo Mourão e região.

Por mês, são realizados cerca de 800 atendimentos, em mais de dez especialidades clínicas e cirúrgicas.

Hospital simulado

Outro diferencial na graduação de medicina do Centro Universitário Integrado é o Hospital Simulado. A infraestrutura permite que o estudante realize procedimentos em cenários realísticos, criados com a ajuda de simuladores de alta fidelidade.

“Aqui o estudante pode integrar conhecimentos, habilidades, atitudes e praticar protocolos assistenciais embasados nas melhores evidências científicas previamente à sua atuação frente a pacientes reais, ampliando a segurança de sua inserção no atendimento aos usuários do sistema de saúde e, desta forma, proporcionar cuidados de saúde de excelência durante os estágios, o que permite assumir responsabilidades crescentes ao longo do curso”, destaca Marco Aurélio Marangoni.

Vestibular

Além do processo seletivo para oferta de bolsas de estudos, o Centro Universitário Integrado também está com inscrições abertas para o Vestibular de Medicina, cuja taxa de inscrição é de R$ 300,00 e pode ser dividida em três vezes no cartão de crédito. O edital pode ser consultado em www.grupointegrado.br/medicina e a prova acontece no dia 17 de junho.

Sobre o Centro Universitário Integrado

Localizado em Campo Mourão (PR), o Centro Universitário Integrado oferece, há mais de 25 anos, ensino superior de excelência reconhecido pelo MEC. Preocupado com o que o mercado necessita, busca ofertar um ensino de qualidade voltado às competências que precisam ser desenvolvidas por todos os profissionais.

Para isso, conta com infraestrutura moderna, laboratórios com tecnologia de ponta, metodologias de ensino inovadoras e corpo docente com forte experiência acadêmica e vivência prática.

Atualmente, o Integrado oferece mais de 55 cursos de graduação presencial, semipresencial e a distância, incluindo Direito, Medicina e Odontologia e mais de 100 cursos de pós-graduação em diversas áreas do conhecimento.

By Mirella Pasqual

Sou jornalista formada pela Universidade Positivo. Sou mãe do Benício e de três vira-latas, o Raj, o Thor e a Mia. Minha coluna fala sobre moda, empreendedorismo e saúde! Sejam muito bem-vindos 😊

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *