RH com humor: livro conta histórias sobre o universo da gestão de pessoas

Coletânea recebeu o título “Histórias trágicas que se tornaram cômicas” e será distribuído gratuitamente durante o Congresso Paranaense de Recursos Humanos, nos dias 12 e 13 de abril

As autoras Daviane Chemin, Sônia Gurgel e Angela Wanke lançam, no dia 12 de abril, o livro ‘Histórias trágicas que se tornaram cômicas’. Trata-se de um compilado das autoras com anos de experiência na gestão de Recursos Humanos (RH). A obra traz ainda relatos de outros colegas da área, que contribuíram com o conteúdo e compartilham, de uma forma bem humorada, as histórias dos profissionais da área de RH. O livro evidencia o quanto situações absurdas podem ser motivos de risos, mas também de muita reflexão.

O objetivo da obra é trazer à luz a humanidade escondida por trás dos crachás. “Todos nós, em algum momento das nossas carreiras, nos deparamos com situações que desafiam a lógica, provocam risadas inesperadas ou nos fazem questionar a realidade do mundo corporativo”, comenta Angela. A inspiração para a obra veio das memórias das autoras e de alguns encontros realizados com profissionais de RH, gestores e diretores de pequenas, médias e grandes empresas, que aceitaram contribuir com a coletânea.

Para Daviane, espera-se que o livro sirva como um lembrete de que, mesmo nos dias mais tumultuados, há sempre espaço para uma pitada de humor e um momento de reflexão genuína. “Observamos que, apesar das pressões e dos desafios diários, são esses momentos de leveza e humanidade que nos conectam, nos fazem sorrir e, muitas vezes, nos ensinam as lições mais valiosas”.
Para além dos relatórios
A obra é dividida em treze capítulos, cada um começando com uma introdução sobre o tema. Na sequência, é possível conhecer três ou quatro histórias reais. Sônia explica que embora os relatos sejam verdadeiros, os nomes são fictícios, para preservar a identidade das pessoas envolvidas. Ao fim do capítulo, as autoras trazem uma reflexão. “O livro não é uma análise sobre a vida empresarial, mas sim uma exaltação das situações absurdas, emocionantes e, às vezes, hilariantes que acontecem longe dos olhares dos relatórios e das reuniões formais”, conta Sônia.

Cada página é um convite para rir, refletir e, até mesmo, reconhecer-se nas aventuras contadas. “É um lembrete de que, nos momentos mais inesperados, a vida nos oferece uma chance de rir, de refletir e, acima de tudo, de nos conectar com as experiências compartilhadas por aqueles ao nosso redor. Porque, no fim do dia, a vida corporativa é feita de pessoas, e são as histórias delas que realmente importam”, prossegue Sonia.

Distribuição gratuita da obra para profissionais da área

O livro, de 90 páginas, será lançado durante o Congresso Paranaense de Recursos Humanos (CONPARH), promovido pela Associação Brasileira de Recursos Humanos – Seccional Paraná (ABRH-PR), no dia 12 de abril, às 13h, no Campus da Indústria do Sistema Fiep, em Curitiba. O evento de lançamento é gratuito e aberto ao público. Todos os participantes do CONPARH receberão uma cópia e, depois, alguns exemplares serão encaminhados para bibliotecas, universidades e entidades de RH.

Por ser gratuíto, para realizar a produção e impressão das 1.100 cópias do livro, as autoras contaram com o apoio do escritório Athayde Advogados, Cielo Móveis, Grupo Noster, Menu e da Fundação de Estudos Sociais do Paraná (FESP).

SOBRE AS AUTORAS

Daviane Chemin

Natural de Campo Largo, no Paraná, Daviane é psicóloga e fundadora da DChemin Resultados Humanos, empresa de consultoria, com foco na transformação de culturas empresariais. Com mais de 25 anos de experiência na área de RH, ocupando posições de especialista e diretoria em empresas multinacionais e nacionais de grande porte, Daviane foi presidente da ABRH-PR (Gestão 2013/2015); vice-presidente da ABRH-Brasil (Gestão 2016/2018) e é atual conselheira da ABRH-PR (Gestão 2022/2024).

Sônia Gurgel

Nascida em Santa Rita do Passa Quatro, em São Paulo, Sônia tem licenciatura em língua inglesa pela PUC/SP e atuou, por mais de 20 anos, como executiva de RH. Desde 2009 é sócia-proprietária da RHSoul Desenvolvimento Profissional. Foi presidente da ABRH-PR em duas gestões: 2007/2009 e 2010/2012. Atualmente é Presidente do Conselho Deliberativo da ABRH-PR (Gestão 2022/2024).

Angela Wanke

Natural de Colombo (Paraná), Angela é jornalista, sócia da empresa Texto & Cia Comunicação Corporativa, que há muito tempo tem desenvolvido trabalhos nas áreas de RH e marketing, atuando desde a produção editorial até a concepção de eventos empresariais. Por alguns anos desenvolveu atividades acadêmicas, atuando como docente em disciplinas ligadas à comunicação, na Universidade Federal do Paraná (UFPR) e na Universidade Tuiuti.

By Mirella Pasqual

Sou jornalista formada pela Universidade Positivo. Sou mãe do Benício e de três vira-latas, o Raj, o Thor e a Mia. Minha coluna fala sobre moda, empreendedorismo e saúde! Sejam muito bem-vindos 😊

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *