Curitiba recebe 5ª Mostra Paraná de Teatro de Bonecos

Mestre bonequeiro Manoel Kobachuk será o homenageado da edição 

Curitiba mais uma vez vai respirar arte bonequeira. A Associação Paranaense de Teatro de Bonecos (APRTB) promove, de 19 a 27 de janeiro, a 5ª Mostra Paraná de Teatro de Bonecos na capital paranaense. Serão 32 ações culturais gratuitas distribuídas nas dez regionais da Fundação Cultural de Curitiba (FCC): regional Matriz, Bairro Novo, Boa Vista, Boqueirão, Cajuru, CIC, Pinheirinho, Portão, Santa Felicidade e Tatuquara. Os espetáculos são abertos ao público e a programação está no site https://www.aprtb.com.br/.

O objetivo da mostra, de acordo com o coordenador e diretor de produção da mostra, Élcio Di Trento, é gerar descentralização e democratização de acesso a arte milenar do teatro de bonecos. “O projeto leva, pela segunda vez, o teatro de formas animadas para espaços alternativos, levando junto a oportunidade de acesso a momentos de arte e fantasia”, afirma.

A abertura da mostra acontecerá em dois momentos: dia 19 de janeiro às 19h no Auditório do Solar da Cultura, com o Seminário Arte Bonequeira: Espaços – Memória, Formação e Fomento e no dia 20 de janeiro, às 10h no hall da Biblioteca Pública do Paraná, com a abertura da Exposição Vem Pra Animação! Bonecos, Memória e interatividade. A Biblioteca Pública receberá mais duas atividades que acontecerão no auditório. Dia 20 a oficina Brinquedo Cantado e as Cantigas de Roda, no Teatro de Bonecos da Cia Pau de Fita de Maringá, às 10h e às 14h e no dia 23 o espetáculo No Armário não Cabe Ninguém, da Cia GEPETI Curitiba, às 15h.

Além dessas atrações a Regional Matriz terá mais duas oficinas e dois espetáculos. As oficinas acontecerão no dia 20 no Teatro Guaíra (salão ao lado da bilheteria): Contando histórias com objetos da Cia Manipulando de Maringá ás 8h e a oficina Teatro e empanada da Cia Pau de Fita de Maringá às 14h. Os espetáculos acontecerão no dia 21. Coletivo lambe lambe com 5 caixas às 10h na Praça João Candido no largo da ordem e o espetáculo Histórias Com Ceição da Oficina de Bonecos de São José dos Pinhais às 15h no Passeio Público.

PARA TODAS AS REGIONAIS

O público terá acesso a 24 espetáculos de diversas técnicas com companhias paranaenses de diversas regiões do Estado. São 13 grupos de Curitiba, quatro de Maringá, dois de Paranaguá, dois de São Jose dos Pinhais, e representantes de Pinhais, Londrina e Foz do Iguaçu.

Cinco delas apresentarão espetáculos de teatro lambe lambe. de teatro lambe lambe. Conhecido também como teatro de miniaturas, acontece dentro de uma caixa pela qual um espectador por vez espia o espetáculo, de curta duração, através de um buraco. Na V Mostra, cinco caixas de histórias vão levar ao público narrativas diversas com bonecos, objetos e sombras, de técnicas híbridas do teatro de bonecos e se apresentarão com performance coletiva de rua.

Também haverá exposição interativa com bonecos de diversas técnicas, 10 oficinas de contrapartida social e uma especial homenagem ao mestre bonequeiro Manoel Kobachuk, falecido em julho de 2023.

“No total, teremos a realização de várias ações acontecendo em vários pontos da cidade, para vários grupos de pessoas diferentes. Este projeto, além de oferecer a possibilidade da difusão dos espetáculos e formação através das oficinas, é uma forma de fortalecer a linguagem artística, multiplicar conhecimento e formar plateias”, reforça Inecê Gomes, presidente da APRTB.

CONTRAPARTIDAS

As contrapartidas tiveram início em novembro de 2023, com quatro oficinas formativas nas Regionais Bairro Novo, CIC e Tatuquara e irão até março de 2024.

PROGRAMAÇÃO

Além das ações da Regional Matriz, que acontecerão no Teatro Guaíra, Passeio Público de Curitiba, Largo da Ordem e na Biblioteca Pública do Paraná, a V Mostra Paraná de Teatro de Bonecos, em 2024 estará na Regional Bairro Novo com um espetáculo e duas oficinas. Nas Regionais Boa Vista, Boqueirão e Cajuru, serão dois espetáculos em cada local. Na Regional Cic, uma oficina e 2 espetáculos. Nas Regionais Fazendinha, Pinheirinho e Santa Felicidade também receberão dois espetáculos cada, e finalmente a Regional Tatuquara será contemplada com duas oficinas e dois espetáculos.

Depois de janeiro, a mostra ainda vai ofertar para artistas interessados em especializar-se mais duas oficinas formativas com especialistas em Teatro, com datas e locais ainda a serem definidos. O projeto é realizado com recursos do Programa de Apoio e Incentivo à Cultura – Fundação Cultural de Curitiba e da Prefeitura Municipal De Curitiba.

Sobre a APRTB

Fundada em 1985, a Associação Paranaense de Teatro de Bonecos (APRTB) desenvolve a arte do Teatro de Bonecos no Paraná por meio da difusão, produção cultural e formação desta arte milenar. Tem por finalidade realizar, resgatar, preservar, proteger, fomentar, incentivar, identificar, registrar, pesquisar, valorizar e promover a Arte do Boneco no Paraná e no Brasil, como patrimônio cultural, em todas as suas manifestações.

Serviço:

O que: 5ª Mostra Paraná de Teatro de Bonecos

Quando: de 19 a 27 de janeiro

Onde: Dez regionais de Curitiba

A Programação completa está disponível no site https://www.aprtb.com.br/v-mostra-de-teatro e nas redes sociais

Instagram https://www.instagram.com/aprtb_/

Facebook https://www.facebook.com/aprtbTeatrodeBonecos

By Mirella Pasqual

Sou jornalista formada pela Universidade Positivo. Sou mãe do Benício e de três vira-latas, o Raj, o Thor e a Mia. Minha coluna fala sobre moda, empreendedorismo e saúde! Sejam muito bem-vindos 😊

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *