Unimed Curitiba realiza ação para incentivar a doação de sangue

Todos os anos, durante as estações mais frias, cai em até 40% o número de doações de sangue em Curitiba, segundo o Hemobanco. Pensando nisso, a Unimed Curitiba lança nesta quinta-feira (14), quando se comemora o dia Mundial do Doador de Sangue, uma ação para incentivar a doação de sangue voluntária e conscientizar aqueles que transitam pelas unidades de atendimento da cooperativa e também de algumas unidades da Unimed Laboratório.

A campanha, criada pela Heads Propaganda, conta com painéis digitais, atualizados diariamente, que parabenizam os doadores de acordo com a temperatura do dia e, também, convidam à doação.

Outra ação criada para a data faz uso de adesivos que simulam manchas de sangue. Espalhados por diversos locais, eles têm o objetivo de chamar a atenção e provocar uma reflexão acerca do conceito da campanha: “Sangue assusta. Falta de sangue assusta mais”.

Prevista para acontecer até o dia 30 de junho, a campanha também conta com banners on-line, veiculados na Gazeta do Povo, que fazem referência a resultados de sites de busca para pesquisas com a palavra “sangue” ou o termo “doador de sangue”.

Doações

Podem doar sangue todas as pessoas com idade entre 16 e 69 anos, com peso superior a 50 quilos e em bom estado de saúde. Para os menores de 18 anos, é necessário o consentimento dos responsáveis. Pessoas com mais de 60 anos só estão aptas se tiverem realizado a primeira doação antes dessa idade.

Pessoas do sexo masculino podem realizar até quatro doações e mulheres, três. O intervalo mínimo entre uma doação e outra deve ser de dois meses para homens e três meses para mulheres.

No dia da doação, é preciso estar descansado, não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas e não estar de jejum. Também é imprescindível levar documento de identidade com foto e passar pela triagem.

Confira os lugares para doação em Curitiba:

Hemepar (Travessa João Prosdócimo, 145 – Alto da XV): www.hemepar.pr.gov.br ou (41) 3281-4000

Biobanco do Hospital de Clínicas – HC (Av. Agostinho Leão Jr., 108 – Alto da Glória): (41) 3360-1875

Hemobanco (Rua Capitão Souza Franco, 290 – Batel): www.hemobanco.com.br ou (41) 3023-5545

Hospital Erasto Gaertner (Rua Doutor Ovande do Amaral, 201 – Jardim das Américas): https://erastogaertner.com.br/pagina/banco-de-sangue ou (41) 3361-5038

Hospital Nossa Senhora das Graças / Instituto Pasquini (Rua Alcides Munhoz, 433 – Mercês): www.institutopasquini.com.br ou (41) 3240- 6060

Santa Casa de Curitiba (Praça Rui Barbosa, 694 – Centro): http://santacasacuritiba.com.br/servicos/doacao-de-sangue ou (41) 3322 2387

 

Variedades