Tradicional escola que atende crianças com deficiência intelectual promove seminário exclusivo sobre Educação Especial

No dia 15 de junho a cidade de Curitiba recebe profissionais que são referência no atendimento a Pessoas com Deficiência (PcD) no Brasil e em Portugal. Em comemoração aos seus 55 anos, a Escola Nilza Tartuce promove o 1º Seminário “PcD: Atitudes para inclusão, respeito e expressão de cidadania”, que irá abordar temas relevantes e alinhados à trajetória da Educação Especial. O evento acontecerá no Auditório Mário de Mari na FIEP.

Desde 1964, a Escola Nilza Tartuce presta atendimento gratuito a crianças e adolescentes com deficiência intelectual, na faixa etária de zero a 15 anos e 11 meses, pensando sempre em promover uma educação emancipatória e cidadã. “A motivação deste evento é constituir um legado que formalize e institua um espaço democrático e comprometido com a causa da PcD, inspirado no socializar e aprender. Com foco nas novas soluções educacionais, na qual informações e reflexões ampliem oportunidades no contexto de desenvolvimento pessoal e social da Pessoa com Deficiência”, explica a diretora Maria Hilda Lessing Ogliari.

            O seminário é aberto ao público e os ingressos terão valor a partir R$45,00 (1ºlote). Tem como principal intuito receber familiares de PcD, profissionais das áreas: médica, terapêutica, educacional e da empregabilidade de PcD, gestores públicos da educação e de instituições de ensino, a comunidade acadêmica dos cursos de Pedagogia, Psicologia, Terapia Ocupacional, Fisioterapia, Fonoaudiologia, entidades e organizações que trabalham com a causa. Os interessados em comparecer ao evento podem entrar em contato por meio dos telefones (41) 3252-7354 ou (41) 3352-8754 ou pelo email: eent.seminariopcd@gmail.com

Sobre a Escola Nilza Tartuce

Fundada em 1964, com o nome de Escola Tia Nilza, homenagem à psicóloga Nilza Tartuce, a instituição oferece atualmente os programas de atendimento denominados Educação Infantil – Estimulação Essencial – e  Ensino Fundamental  na Modalidade de Educação Especial. Oferta serviços especializados às crianças e adolescentes com deficiência intelectual e promove com excelência a educação, a prevenção, a inclusão, a habilitação e a reabilitação, realizando ações que garantam os direitos das pessoas com deficiência. Articula ações de defesa de direitos, orientações, prestação de serviços, apoio à família, direcionadas à melhoria da qualidade de vida da pessoa com deficiência e à construção de uma sociedade mais inclusiva.

     Chancelada pela UNESCO desde 2012 a Escola Nilza Tartuce é reconhecida pelo posicionamento, envolvimento e comprometimento com ações inovadoras, constituindo, assim, uma grande parceria para as famílias, a sociedade e o próprio governo.  

“As atividades desenvolvidas com os alunos são focadas no trabalho pedagógico e terapêutico, conta com uma equipe multiprofissional que garante psicomotricidade, arte, informática, literatura e os atendimentos terapêuticos especializados nas áreas de fisioterapia, fonoaudiologia, psicologia e terapia ocupacional”, afirma Ana Maria Lima Zem, membro do Núcleo de Apoio ao Desenvolvimento Institucional (NADI) da Escola Nilza Tartuce.

O ingresso dos alunos na escola acontece por meio de encaminhamento médico ou por outras instituições de ensino. Atualmente são atendidas 300 crianças, nas duas Unidades: Centro e Passaúna

Escola Nilza Tartuce
Endereço (Centro): Rua da Glória, 158 – Centro Cívico 
Telefone: (41) 3252-7354
Endereço (Passaúna): Rua Ângelo Marqueto, 2150 – Campo Comprido
Telefone: (41) 3373-5055
Site: http://escolaespecialnilzatartuce.org.br/ 
Facebook: https://www.facebook.com/eenilzaTartuce/

Notícias