Estudantes de Direito se reúnem em Curitiba para evento internacional

Nos dias 15 e 16 de março, a Universidade Positivo será palco do XI Curitiba Pre-Moot, uma das mais importantes competições de arbitragem simulada da América Latina. O evento, que reúne estudantes de Direito e profissionais internacionalmente reconhecidos, tem o objetivo de preparar os alunos de diversas Instituições de Ensino Superior para o 26º Willem C. Vis International Commercial Arbitration Moot, maior competição de arbitragem simulada do mundo.

Neste ano, o XI Curitiba Pre-Moot conta com a participação de 26 equipes de universidades nacionais e internacionais – entre elas a Universidade de São Paulo (USP), a Universidade Presbiteriana Mackenzie, a Universidade de Buenos Aires e a Universidade de Montevidéu. Um dos organizadores do evento, Fernando Breda, professor do curso de Direito da Universidade Positivo, explica que essa é uma oportunidade que os alunos têm de serem reconhecidos no mercado. “A competição está no âmbito acadêmico, mas é um exemplo internacional e de cunho profissional que capacita e gera uma forma de inserção na área”, conta.

O Pre-Moot, além de ser reconhecido como o melhor e mais tradicional da América Latina, está entre os mais importantes do mundo. O evento é aberto ao público e pode ser acompanhado gratuitamente. Os interessados em assistir as arbitragens podem acompanhar o ensalamento na página do evento no Facebook (https://bit.ly/2VoDty2).

O que é arbitragem?

O processo de arbitragem se dá quando as partes envolvidas em um conflito optam por solucionar o problema fora do Poder Judiciário, mas por meio de uma entidade privada especializada. Com regras escolhidas pelas partes, esse método resulta em uma resolução de litígio mais ágil e eficiente. A sentença proferida em um procedimento arbitral tem o mesmo valor que as decisões tomadas pelo poder estatal.

Sobre a Universidade Positivo

A Universidade Positivo concentra, na Educação Superior, a experiência educacional de mais de quatro décadas do Grupo Positivo. A instituição teve origem em 1988 com as Faculdades Positivo, que, dez anos depois, foram transformadas no Centro Universitário Positivo (UnicenP). Em 2008, foi autorizada pelo Ministério da Educação a ser transformada em Universidade. Atualmente, oferece mais de 50 cursos de Graduação presenciais, quatro cursos de Doutorado, sete cursos de Mestrado, mais de 190 programas de Especialização e MBA, sete cursos de idiomas e dezenas de programas de Extensão. A Universidade Positivo conta com sete unidades em Curitiba, uma unidade em Londrina (PR), uma unidade em Joinville (SC), além de polos de Educação a Distância (EAD) em mais de 50 cidades espalhadas pelo Brasil. Em 2018, a Universidade Positivo foi classificada entre as 100 instituições mais bem colocadas no ranking mundial de sustentabilidade da UI GreenMetric.

Notícias