Depilação a laser é a opção mais desejada para quem quer se ver livre dos pelos

A procura por tratamentos estéticos aumenta bastante nesta época do ano, principalmente quando se fala em depilação definitiva, técnica que utiliza aparelhos de laser ou luz intensa pulsada na remoção dos pelos.

Segundo a fisioterapeuta dermatofuncional da Neoderme e membro efetivo da Associação Brasileira de Fisioterapia Dermatofuncional (ABRAFIDEF) Ticiane Araújo Mallmann, a facilidade de eliminar os tão indesejáveis pelos com apenas algumas sessões é um dos maiores atrativos.

“A depilação a laser pode ser feita em várias partes do corpo, como por exemplo, pernas, virilha, axilas, costas, buço e barba. Com apenas algumas sessões é possível ficar sem pelos e deixar de lado aqueles métodos tradicionais, como cera e lâminas”, explica a especialista.

Mas ainda existem muitas dúvidas sobre o procedimento, e foi pensando nisso que a especialista esclareceu as principais questões. Confira:

1 – A partir de qual idade é possível fazer depilação a laser?

A indicação é que a depilação a laser seja feita a partir dos 18 anos, pois antes disso está ocorrendo a maturação hormonal (puberdade); logo, é necessário esperar o desenvolvimento completo dos pelos.

2 – Se tenho poucos pelos, uma sessão basta?

Não. O pelo possui várias fases de crescimento. Para eliminá-lo definitivamente, ele precisa estar fixado no bulbo, e isso só ocorre em uma das fases. Não existe nenhum exame ou método que mostre em qual fase o pelo está, por isso são necessárias mais sessões.

3 – Pelos mais grossos exigem mais sessões?

Não. O pelo escuro e grosso tende a responder melhor à depilação a laser do que o pelo fino e claro. Isso se dá pela maior quantidade de melanina que ele possui. Algumas regiões do corpo tendem a ter pelos mais grossos por fatores hormonais, e este fator pode, sim, levar o paciente a fazer mais sessões.

4 – O que não devo fazer antes da depilação a laser?

Antes da depilação a laser é importante não tomar sol, e não fazer nenhum tipo de depilação (cera, pinça, linha) ou qualquer outro método que retire a raiz do pelo com o mínimo de 30 dias. Sem pelo o laser não será efetivo porque não terá meio de condução para chegar ao bulbo e minar o ciclo de crescimento. É importante, ainda, suspender o uso de ácidos ou qualquer outro produto que deixe a pele mais sensível e fina. A depilação com lâmina é permitida até dois dias antes da sessão.

5 – Quais as orientações durante o tratamento?

Durante o tratamento o paciente não deve tomar sol para evitar queimaduras. Com a pele bronzeada, os parâmetros no equipamento precisam ser diminuídos, fazendo com que seja pouco eficaz.

6 – E na pós-depilação, quais os cuidados?

Imediatamente após a depilação o profissional pode utilizar pomadas com corticoide ou cremes com ação calmante. Em casa o paciente poderá utilizar sabonete neutro e hidratantes específicos. O uso do filtro solar é fundamental durante todo o tratamento.

7 – Com quantas sessões, em média, consigo ter a pele sem pelos?

Varia de paciente para paciente, mas, em média, de seis a dez sessões.

8 – A depilação é para sempre ou é necessário algum tipo de manutenção?

Após alguns anos (dois ou três anos) surgem alguns pelos. Geralmente são finos e em pequena quantidade. O recomendado é fazer a manutenção quando os pelos começarem a aparecer.

9 – Quanto tempo demora para cair os pelos na depilação a laser?

O pelo não cai imediatamente. Ele fica mais fraco e após 15 dias cai.

10 – Depilação a laser pode deixar a pele manchada?

Não. A mancha só ocorre se houver queimadura ou se o paciente tomar sol imediatamente após o procedimento.

Sobre Ticiane Araújo Mallmann

Ticiane Araújo Mallmann é graduada em Fisioterapia pela Universidade São Camilo (SP), possui especialização em Fisioterapia Dermatofuncional pela Universidade Gama Filho (SP) e especialização em Reabilitação Cardiovascular pelo Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia (SP). Também é membro efetivo da Associação Brasileira de Fisioterapia Dermatofuncional – ABRAFIDEF.

Sobre a Neoderme

A Neoderme é a mais nova referência nas áreas de dermatologia clínica, cirúrgica e cosmética de Curitiba. Com equipe multidisciplinar, a clínica possui estrutura moderna, espaço aconchegante e tecnologia de ponta, sempre comprometida com a ciência, ética médica e bem-estar dos pacientes.

Localizada no bairro Batel, a Neoderme conta com localização privilegiada e possui amplo horário de atendimento: de segunda a sexta, das 8h às 20h, e aos sábados, das 9h às 13h.

SERVIÇO

Neoderme

Endereço: Rua Carneiro Lobo, nº 468, 12º andar / Centro

Empresarial Champs Elysees

Bairro: Batel / Curitiba – PR

Telefone: (41) 9 9225-1119 / 3077-5060 / 9 8885-4907

Horário de atendimento: segunda a sexta, das 8h às 20h; sábado, das 9h às 13h.

Atendimento telefônico: segunda a sexta, das 8h30 às 18h30.

Site: www.neoderme.com.br

Facebook: https://www.facebook.com/neoderme/

Instagram: www.instagram.com/neoderme

YouTube: Neoderme Dermatologia e Estética

Moda e Beleza